Categorias
Política

Jones Manoel é ameaçado de morte por grupo neonazista internacional: ‘Não me intimido’

Mensagens foram assinadas pela Brigada Hitlerista Brasileira (Atomwaffen Brasil), uma organização neonazista e terrorista internacional fundada em 2015

O historiador e youtuber de esquerda Jones Manoel denunciou, em suas redes sociais, ataques e ameaças que recebeu, por e-mail, de uma organização neonazista internacional, na quarta-feira (20). O caso ocorreu semanas após os perfis dele no Instagram e Facebook serem excluídos temporariamente pela Meta, dona das redes sociais.

O e-mail, de acordo com publicação do youtuber, continha ataques racistas, ameaças de morte, demanda por pagamentos em dinheiro para não morrer, além da exposição de dados e imagens de viagens feitas por Jones nos últimos anos. As mensagens foram assinadas pela Brigada Hitlerista Brasileira (Atomwaffen Brasil), uma organização neonazista e terrorista internacional fundada em 2015.

Segundo Jones, as ameaças se diferenciavam de algumas que já recebeu anteriormente por conter dados pessoais dele. Na visão do youtuber, isso pode representar o vazamento de dados de algum órgão público ou, até mesmo, o envolvimento de algum servidor público.

“Tinha dado meus que não são públicos. O e-mail começa com o emblema nazista e depois vem uma compilação de dados de várias páginas. Dados públicos da minha pessoa jurídica, nome, CPF, endereços que eu morei nos últimos anos e também dados sobre várias coisas da minha vida. Isso significa que, basicamente, ou algum órgão público foi hackeado ou tem alguns funcionários públicos envolvidos. E é isso que demanda uma preocupação maior”, disse Jones ao ICL Notícias.

Diante da gravidade das ameaças, Jones tomou medidas para reforçar sua segurança pessoal. O youtuber, porém, não vai alterar sua agenda de atividades públicas. “Tomei algumas medidas de segurança que prefiro não revelar se não perdem a eficácia”. Neste sábado (23), Jones vai participar do III Encontro da Rede de Educação Popular da Baixada Fluminense, no Pré-Vestibular para Negros e Carentes (PVNC), localizado no bairro Vila Operária, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.

“Alterar as agendas públicas significa dar o que eles querem. Historicamente, o fascimo e o nazismo buscam intimidar as organizações da classe trabalhadora para fazer com que a gente suma do debate público. Isso não vai acontecer de jeito nenhum”.

Os advogados de Jones acionaram o Ministério Público Federal e a Polícia Federal. O youtuber e historiador também trabalha em uma articulação política, junto à Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Também serão acionados o Ministério dos Direitos Humanos e o Ministério da Justiça, do governo federal.

“A gente tem dúvidas se estamos falando de um órgão público que foi hackeado ou um funcionário público que usou de má fé do cargo. Se for a segunda hipótese, acho que trata-se de uma pessoa que calculou os riscos e pode ser que tenha cobertura política de gente importante”, disse Jones.

“Diante da gravidade da ameaça contra a integridade física de Jones Manoel, tornamos pública a preocupação quanto à sua segurança e pedimos a solidariedade da sociedade civil e a atenção das autoridades competentes”, dizem os advogados do historiador, em nota.

Em post no X, Jones Manoel disse:

Camaradas, hoje chegou uma ameaça gravíssima de uma organização nazista. Ataque racista, ameaça de morte, demanda por pagamento em dinheiro para não morrer, exposição de dados meus e várias viagens que fiz nos últimos anos (para criar medo e dizer que estão me vigiando).

Imagem

‘Não me intimido’, diz Jones Manoel
Em entrevista ao ICL Notícias, Jones Manoel afirmou não se sentir intimidado, mesmo diante das graves ameaças de morte. “Intimidado eu não me sinto nunca. Não quero pagar de um valentão, mas eu sou militante comunista. A gente conhece a história da luta pela revolução na América Latina. A gente sabe o que aconteceu com vários e vários”.

“Eu fiquei cauteloso porque ao mesmo tempo que eu não me intimido, eu também não brinco com a minha segurança. Sou muito cuidadoso, adoto faz mais de três anos alguns protocolos básicos de segurança nas atividades que eu faço pelo Brasil. Fiquei cauteloso no sentido de mobilizar tanto a frente jurídica quanto uma frente política para ter respostas o mais rápido possível e prender os responsáveis por isso”, completou Jones Manoel.

*ICL


Apoie o Antropofagista com qualquer valor
PIX: 45013993768
Agradecemos imensamente

Siga-nos no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/EDwMnaR2cC27mPiXJEH24i?mode=ac_t

Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100070790366110

Siga-nos no X: https://x.com/Antropofagista1

Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/blogantropofagista?igsh=YzljYTk1ODg3Z

Comente