Categorias
Mundo

Vídeo: Flotilha denuncia desaparecimento de brasileiros após interceptação israelense

João Aguiar e Miguel de Castro estão incomunicáveis; Itamaraty cobra responsabilidade por segurança de cidadãos detidos

“Exigimos ação, denúncia e verdade. Miguel está desaparecido. E o Brasil, junto à comunidade internacional, tem o dever de certificar o que aconteceu com ele e lutar para trazê-lo de volta”, declararam os pais de Castro, Marta Viveiros de Castro e Luiz Rodolfo, em nota.

A embaixada brasileira em Tel Aviv informou que, devido ao feriado de Yom Kippur, o atendimento consular seria retomado após sexta-feira (03/10). O grupo de advogados da Adalah relatou ter recebido ligações de participantes, informando que as autoridades de imigração israelenses já iniciaram audiências preliminares de deportação e emitiram ordens de prisão no porto de Ashdod.

“É inadmissível que as forças israelenses realizem esses procedimentos — deportação e aprisionamento de nossos ativistas — sem permitir aos cidadãos brasileiros o contato consular prévio e a assistência jurídica de seus advogados. O governo brasileiro deve se posicionar frente às inúmeras violações dos direitos de seus cidadãos, levados ilegalmente para o território da Palestina ocupada”, declarou a delegação brasileira da GSF em nota oficial.

Interceptação
O Itamaraty condenou a interceptação da Flotilha Global Sumud (GSF) por Israel, expressando “preocupação com a presença de cidadãs e cidadãos brasileiros, incluindo parlamentares”. A frota humanitária pretendia romper o bloqueio marítimo imposto por Israel sobre a Faixa de Gaza.

“O governo brasileiro deplora a ação militar israelense, que viola direitos e coloca em risco a integridade física de manifestantes em uma ação pacífica. No contexto dessa operação militar condenável, passa a ser de responsabilidade de Israel a segurança das pessoas detidas”, afirmou a nota oficial.

Os ativistas da missão humanitária, que buscava romper o cerco israelense a Gaza, foram levados pelo navio de guerra MSC Johannesburg na quarta-feira (01/10). De acordo com imagens, a embarcação militar e os barcos interceptados chegaram ao porto de Ashdod, em Israel.

Confirmou-se a interceptação e a detenção de doze membros da delegação brasileira: Thiago Ávila, a bordo do Alma; Bruno Gilga, Lisiane Proença, Magno Costa, a vereadora Mariana Conti e Nicolas Calabrese, no Sirius; Ariadne Telles e Mansur Peixoto, no Adara; Gabriele Tolotti (presidente do PSOL-RS) e Mohamad El Kadri, no The Spectre; Lucas Gusmão, no Yulara; e a deputada federal Luizianne Lins, no Grand Blue.

Hamas condena ‘terrorismo marítimo’
O Hamas apelou nesta quinta-feira (02/10) para que cidadãos de diferentes países organizem protestos contra a interceptação da Flotilha Global Sumud, que transportava ajuda humanitária para Gaza, ocorrida na noite de quarta-feira (01/10).

Em comunicado repercutido pela agência espanhola EFE, o grupo afirmou que “a interceptação dos barcos da Flotilha em águas internacionais e a detenção dos ativistas e jornalistas a bordo constitui um ataque traiçoeiro e um ato de pirataria e terrorismo marítimo contra civis”.

A organização destacou que os voluntários detidos eram “ativistas internacionais em missão humanitária urgente para entregar ajuda” à população de Gaza, “submetida ao genocídio e à fome sistemática durante dois anos”, e complementou: “saudamos a coragem dos ativistas e a determinação em romper o cerco contra o nosso povo”.

O Hamas também pediu que a ONU e a comunidade internacional assumam “responsabilidades legais e morais”, unindo-se à condenação do ataque e adotando “medidas urgentes” para proteger os ativistas e as embarcações.

*Opera Mundi


Queridos leitores,
Nosso blog é um espaço dedicado a compartilhar conhecimento, ideias e histórias que inspiram. Para continuarmos criando conteúdo de qualidade e mantendo este projeto vivo, contamos com o seu apoio! Se você gosta do que fazemos, considere contribuir com uma pequena doação. Cada gesto faz a diferença e nos ajuda a crescer. Pix: 45013993768. Agradecemos de coração o seu apoio.


Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100070790366110

Siga-nos no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/K8Zc6XOHkN258pOahSE1L1mode=ems_copy_c

Siga-nos no X: https://x.com/Antropofagista1

Siga-nos no Instagram https://www.instagram.com/blogantropofagista?igsh=YzljYTk1ODg3Z

Por Celeste Silveira

Produtora cultural

Comente