O desenho animado ‘Galinha Pintadinha’, famoso nos lares brasileiros por animar crianças de até 6 anos, virou alvo de ataques da deputada federal Julia Zanatta (PL-SC). Em um vídeo publicado em suas redes sociais, a parlamentar bolsonarista acusa a animação infantil de “defender a transição de gênero”, “criticar o capitalismo” e “exaltar a União Soviética”.
Na publicação, Zanatta aparece ao lado do marido, Guilherme Colombo. Juntos, os dois mostram imagens de posts da página oficial da Galinha Pintadinha no Instagram, e afirmam que o conteúdo infantil virou “propaganda anticapitalista” que está fazendo a cabeça das crianças que seguem o perfil.
Entre os exemplos mostrados, estão publicações que criticam a fim da escala 6×1 e defendem o fim da meritocracia e dos privilégios dos super ricos.


De acordo com Zanatta, o perfil do desenho se “transformou em uma fábrica de militantes do PSOL” que está fazendo tudo de caso pensado, já que os conteúdos vão ficar “encucados na mente das crianças”. “Você não sabe de onde veio aquele pensamento do seu filho. Mas como [Antonio] Gramsci já falava, ‘nós temos que dominar as mentes na mais tenra idade porque é mais difícil de reverter a situação depois’”, sugere a deputada bolsonarista.

O ICL Notícias entrou em contato com a assessoria do desenho ‘Galinha Pintadinha’, mas a produção do desenho informou que não irá se pronunciar sobre o vídeo da deputada.
Á jornalista Rebeca Oliveira, da Folha de S. Paulo, o gerente de redes sociais da animação, Leonardo Zago, explicou no mês passado que a adesão às pautas sociais não é nova: a Galinha Pintadinha sempre foi “woke”. “A Galinha já surgiu preocupada com a valorização da diversidade e da arte popular. A gente trabalha para manter vivas as cantigas populares que são fruto do sincretismo cultural”, diz, com o exemplo da música “Loja do Mestre André”, em que o mestre é caracterizado como Zé Pilintra, entidade da Umbanda. “Mas a Galinha Pintadinha não tem religião”, explicou.
Algumas das postagens no Instagram citadas pela deputada não foram mais localizadas pela reportagem. Outras continuam no ar.
*ICL
Queridos leitores,
Nosso blog é um espaço dedicado a compartilhar conhecimento, ideias e histórias que inspiram. Para continuarmos criando conteúdo de qualidade e mantendo este projeto vivo, contamos com o seu apoio! Se você gosta do que fazemos, considere contribuir com uma pequena doação. Cada gesto faz a diferença e nos ajuda a crescer. Pix: 45013993768. Agradecemos de coração o seu apoio.
Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100070790366110
Siga-nos no X: https://x.com/Antropofagista1
Siga-no no Instagram https://www.instagram.com/blogantropofagista?igsh=YzljYTk1ODg3Z

