Categorias
Mundo

EUA enviam tropas para sul do Caribe em ameaça à Venezuela

Ação foi anunciada pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, que chamou o governo venezuelano de ‘organização criminosa’

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, confirmou nesta quinta-feira (14/08) que está enviando tropas para o sul do mar do Caribe para realizar operações militares na região. Ele disse que o objetivo é prender traficantes latino-americanos e relacionou um desses grupos ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

O estadunidense reforçou, sem apresentar provas, a narrativa da Casa Branca de que Maduro é chefe do Cartel dos Sóis, uma suposta organização criminosa. Em 25 de julho, o Departamento de Estado dos EUA classificou o grupo como uma organização terrorista internacional.

Agora, Rubio subiu o tom e afirmou que está enviando tropas aéreas e navais para controlar cartéis que levam “veneno” para os EUA. Ele afirmou que o tráfico de drogas é uma ameaça à segurança estadunidense e novamente chamou o governo de Maduro de “organização criminosa”.

“São grupos que atuam nas águas internacionais. Muitos países cooperam conosco. Alguns desses grupos levam veneno aos EUA e eles serão confrontados. O Cartel dos Sóis é uma organização criminosa das mais complexas que existem. O regime de Maduro não é um governo, é uma organização criminosa. Eles tomaram o controle do território de um país e estão ameaçando os EUA e os países vizinhos”, afirmou em declaração.

O secretário de Estado não deu detalhes da operação, mas disse que a meta é interceptar esse fluxo de drogas na região.

Militares venezuelanos ouvidos pelo Brasil de Fato não acreditam que os Estados Unidos possam fazer um ataque militar contra o país. Setores das Forças Armadas afirmam não descartar nenhuma possibilidade de maneira definitiva, mas entendem que o envio de aviões e navios é mais uma ameaça e demonstração de força da Casa Branca.

A decisão vem na esteira de uma reportagem publicada na semana passada pelo New York Times. A publicação afirmava que Trump havia assinado uma ordem executiva secreta orientando que o Pentágono começasse a usar “força militar” contra alguns cartéis de drogas latino-americanos considerados terroristas. A ordem autoriza que sejam realizadas operações militares diretas no mar e em outros países.

O chefe do programa de mestrado de História Militar da Universidade Militar Bolivariana de Venezuela, Henry Navas Nieves, reforça essa tese e afirma que os EUA aprenderam com a guerra no Iraque e no Afeganistão, dois conflitos que tiveram um custo político, militar e econômico muito alto para os EUA.

“Desde Obama, se caracterizou um novo modelo de guerra dos EUA contra países em expansão. Eles abandonaram confrontações armadas diretas e aprenderam que foi possível derrubar Muammar Gaddafi na Líbia sem colocar nenhum soldado. E eles aplicam e replicam isso. O uso de forças militares próprias é inconveniente nesses casos e eles usam o assédio e as medidas coercitivas unilaterais”, disse Nieves ao Brasil de Fato.

Os militares venezuelanos entendem que a lógica da Casa Branca parte do estímulo a conflitos e atentados de grupos paramilitares e de extrema direita em território venezuelano.

Essa semana, o governo venezuelano anunciou ter desmobilizado uma nova tentativa de ataque contra estruturas estratégicas na Venezuela. O ministro do Interior, Diosdado Cabello, disse na terça-feira (12/08) que as forças de segurança identificaram planos terroristas organizados por setores da extrema direita em conjunto com paramilitares.

Segundo ele, foram apreendidos explosivos que teriam a capacidade de atingir alvos a uma distância de até 1,2 quilômetro, que seriam usados para atacar hospitais, postos de gasolina e figuras políticas.


Apoie o Antropofagista com qualquer valor
PIX: 45013993768
Agradecemos imensamente

Siga-nos no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/EDwMnaR2cC27mPiXJEH24i?mode=ac_t

Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100070790366110

Siga-nos no X: https://x.com/Antropofagista1

Siga-nos no Instagram https://www.instagram.com/blogantropofagista?igsh=YzljYTk1ODg3Zg

Por Celeste Silveira

Produtora cultural

Comente