2 de julho de 2022
  • 10:18 Governo e prefeitura do Rio patrocinam evento evangélico com Bolsonaro
  • 22:11 Datafolha: Lula está na frente no Rio, tem 41% contra 34% de Bolsonaro no 1º turno
  • 19:31 Léo Índio, sobrinho de Bolsonaro, é exonerado por não aparecer para trabalhar
  • 17:59 Irritado, Bolsonaro cancela encontro com presidente de Portugal, por ter se reunido com Lula
  • 16:35 Braga Netto deixa o governo para ser vice e secretário exonerado por usar avião da FAB o substituirá

A crise que ameaçou as prévias do PSDB no domingo foi deflagrada por um vereador de Tapiratiba, município de 12 mil habitantes no interior de São Paulo, informa Bernardo Mello Franco, em O Globo.

Edson Aparecido Moraes, conhecido como vereador Cabelinho, gravou um vídeo em que ensina a fraudar o aplicativo que definirá o candidato do partido à Presidência. Abaixo o link do vídeo.

A gravação viralizou entre dirigentes tucanos e levou aliados do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, a pedirem a suspensão das prévias.

“Eu sou o vereador Cabelinho e descobri uma coisa que não pode acontecer no aplicativo de votação do PSDB, que eu acho muito possível de ter uma fraude. Eu vou mostrar para vocês como pode ser burlado o sistema. O sistema é falho”, diz o vereador.

Em seguida, ele mostra uma relação de filiados e tenta se inscrever para votar nas prévias com o título de Nair Aparecida Belchior. O aplicativo aceita a inscrição, mesmo com a foto e o documento do próprio vereador.

Este vídeo viralizou 15 minutos antes da reunião. A reação geral foi achar que o aplicativo é uma porcaria, não vale nada — conta o ex-deputado Marcus Pestana, coordenador das prévias.

Mas o sistema é plenamente auditável, tudo vai ser esclarecido — acrescenta.

Na noite de domingo, os pré-candidatos João Doria e Arthur Virgílio afirmaram que a proposta de adiar as prévias era “imoral e inaceitável”. Sob pressão, o comitê de Leite foi obrigado a desistir da ideia.

De acordo com Pestana, a votação está mantida e será realizada no domingo, como estava planejado.

Assista ao vídeo aqui

Caros Leitores, precisamos de um pouco mais de sua atenção

Nossos apoiadores estão sendo fundamentais para seguirmos nosso trabalho. Leitores, na medida de suas possibilidades, têm contribuído de forma decisiva para isso. Agradecemos aos que formam essa comunidade e convidamos todos que possam a fortalecer essa corrente progressista. Seu apoio é fundamental nesse momento crítico que o país atravessa para continuarmos nossa labuta diária para trazer informação de qualidade e independência.

Apoie o Antropofagista com qualquer valor acima de R$ 1,00

Caixa Econômica

Agência 0197
Operação 1288
Poupança: 772850953-6
Arlinda Celeste Alves da Silveira
CPF: 450. 139.937-68
PIX: 45013993768

Agradecemos imensamente a sua contribuição

 

Celeste Silveira

Produtora cultural

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT

Comente

%d blogueiros gostam disto: