8 de agosto de 2022
  • 23:41 Vídeo: #DigitaGenocida
  • 21:44 Vídeo: Bolsonaro é vaiado e expulso de churrascaria em São Paulo
  • 19:13 Cargos secretos: Projeto do governo do RJ tem 1.343 núcleos sem alunos e professores
  • 16:42 Miriam Leitão: Benefício eleitoral vai mudar o voto?
  • 16:05 O Antropofagista precisa do seu apoio. Com um Pix de qualquer valor, você ajuda muito

Esquerdista derrotou o candidato da extrema-direita, José Antonio Kast, defensor declarado do ex-ditador Augusto Pinochet.

Dados iniciais divulgados pelo Serviço Eleitoral do Chile confirmam: Gabriel Boric, da coalizão esquerdista Aprovo Dignidade foi eleito presidente do Chile neste domingo (19/12). Aos 35 anos, Boric é deputado, ex-líder estudantil e está filiado ao partido Convergência Social. O derrotado nas urnas é o advogado José Antonio Kast, de extrema-direita e filiado ao Partido Republicano. Nas redes sociais, Kast já reconheceu a derrota e ligou para Boric para parabenizá-lo pela vitória.

Kast, defensor declarado do ex-ditador Augusto Pinochet, e Boric, apoiados pelo Partido Comunista e por uma coalizão de partidos de esquerda, se enfrentaram no primeiro turno de 21 de novembro.

Desde então, eles tentaram construir pontes em direção ao centro e atentos aos milhares de eleitores que votaram em primeira instância em outros candidatos, como o direitista moderado Sebastián Sichel, o democrata cristão Yasna Provoste ou o economista liberal Franco Parisi, entre outros.

“Esta noite teremos um novo presidente eleito por todos vocês e acredito que quem quer que seja, nunca deve esquecer que será o presidente de todos os chilenos e não apenas daqueles que o apoiaram”, disse o presidente Sebastián Piñera após a votação, em Santiago.

“Quero desejar ao futuro presidente sabedoria, prudência e sucesso, porque vai precisar deles”, acrescentou.

As mesas de votação locais começaram a funcionar às 8 horas locais para receber cerca de 15 milhões de eleitores chamados às urna.

Nas primeiras horas, apesar de observar um grande volume de pessoas em torno dos centros de votação, as longas filas em outros processos eleitorais anteriores não foram percebidas.

Caros Leitores, precisamos de um pouco mais de sua atenção

Nossos apoiadores estão sendo fundamentais para seguirmos nosso trabalho. Leitores, na medida de suas possibilidades, têm contribuído de forma decisiva para isso. Agradecemos aos que formam essa comunidade e convidamos todos que possam a fortalecer essa corrente progressista. Seu apoio é fundamental nesse momento crítico que o país atravessa para continuarmos nossa labuta diária para trazer informação de qualidade e independência.

Apoie o Antropofagista com qualquer valor acima de R$ 1,00

Caixa Econômica

Agência: 0197
Operação: 1288
Poupança: 772850953-6

PIX: 45013993768

Celeste Silveira

Produtora cultural

RELATED ARTICLES

1 COMMENTS

  1. Afonso Schroeder Posted on 20 de dezembro de 2021 at 07:32

    O povo despertando: Parabéns ao eleitor pela escolha do melhor p/conduzir o Chile em gestão-pública-privada para todas classes sociais do Chile e mais viva a volta das esquerdas em toda América do Sul.

    Reply
LEAVE A COMMENT

Comente

%d blogueiros gostam disto: