Categorias
Saúde

Ômicron “Vai aumentar a mortalidade”, afirma Caseiro

A nova variante “foi detectada em novembro e já é responsável por 30% dos casos no mundo”.

O infectologista Marcos Caseiro declarou que o número de vítimas fatais provocadas pela nova variante da Covid-19, a Ômicron, vai crescer significativamente. “Vai aumentar, claramente, a mortalidade”, afirmou, nesta sexta-feira (7).

Caseiro destacou, ainda, que o apagão de dados do Ministério da Saúde, supostamente invadido por hackers, está maquiando os números reais.

“Este apagão me parece proposital. Se não fosse isso, estaríamos batendo recordes de casos, o que vem acontecendo no mundo todo. A questão principal é que não estamos testando o suficiente no Brasil. Na maioria dos países a testagem é muito ampla”, disse.

O médico também abordou o excessivo número de casos de Covid-19 em navios de cruzeiro, o que provocou a suspensão da temporada de viagens.

“Saíram dados que confirmaram que o número de tripulantes infectados é muito maior do que o de passageiros. Isso tem uma explicação. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou testagem semanal em todos os tripulantes. Porém, a testagem semanal para passageiros é feita por amostragem, ou seja, aparecem mais casos em quem testa mais”, revelou.

Caseiro voltou a afirmar que o número de casos de Covid está aumentando exponencialmente. “A Ômicron foi detectada em novembro e já é responsável por 30% dos casos no mundo. A Delta, hoje, compõe os outros 70%”, acrescentou.

“O dado interessante: o que o percurso da Delta demorou nove meses, a Ômicron fez em um mês e meio. Isso mostra que essa nova variante tem uma velocidade imensa. Uma pessoa infecta 17. Nós teremos uma explosão de casos no fim deste mês”, ressaltou.

*Com informações da Forum

Telegram

Caros Leitores, precisamos de um pouco mais de sua atenção

Nossos apoiadores estão sendo fundamentais para seguirmos nosso trabalho. Leitores, na medida de suas possibilidades, têm contribuído de forma decisiva para isso. Agradecemos aos que formam essa comunidade e convidamos todos que possam a fortalecer essa corrente progressista. Seu apoio é fundamental nesse momento crítico que o país atravessa para continuarmos nossa labuta diária para trazer informação de qualidade e independência.

Apoie o Antropofagista com qualquer valor acima de R$ 1,00

Caixa Econômica

Agência: 0197
Operação: 1288
Poupança: 772850953-6

PIX: 45013993768

Agradecemos imensamente a sua contribuição

Por Celeste Silveira

Produtora cultural

Comente