Um vídeo que viralizou nas redes sociais recentemente mostra os efeitos da intitulada “droga zumbi” em ruas da cidade de Filadélfia, nos EUA. Nas imagens, é possível ver pessoas em situação calamitosa após utilizarem as substâncias conhecidas como o fentanil e a xilazina.
Resumo:
- Substâncias são misturadas com outras drogas, o que aumenta a letalidade;
- Esses entorpecentes têm causado ferimentos graves que podem levar à amputação;
- Acredita-se que o tráfico desses fármacos é feito na fronteira entre os EUA e o México.
Determinados bairros da cidade são considerados como um “mercado de drogas a céu aberto”, como é o caso da região de Kensington. A xilazina, por exemplo, é uma substância utilizada para sedar animais, já o fentanil, é um fármaco utilizado para o tratamento de dores intensas.
Os traficantes têm combinado as duas substâncias entre si e com outras drogas letais como a metanfetamina. O opioide é considerado 50 vezes mais poderoso que a heroína e foi responsável por dois terços das 109.680 mortes que ocorreram nos EUA em decorrência de overdose, em 2022. Na ocasião, o país bateu o recorde de óbitos anuais por overdose.
Em comunicado oficial, o Departamento de Saúde da Filadélfia e a Junta de Saúde afirmaram que a xilazina atingiu a cidade de forma particularmente severa. “Causando aumento das mortes e ferimentos graves que podem levar à sepse e até à amputação.”
Em entrevista à NPR, Sarah Laurel, fundadora da organização Savage Sisters, relatou que o uso da droga tem aumentado nos últimos anos. “Estamos lidando com indivíduos que têm úlceras abertas e profundas, infecções, e tecidos necróticos, o que leva à amputação”. Laurel ainda concluiu dizendo que ninguém sabia do potencial catastrófico do entorpecente.
Autoridades americanas tentam conter a entrada da droga ilegal no país monitorando a fronteira com o México. Acredita-se que os produtos utilizados na confecção da substância provêm da China.
https://www.tiktok.com/@thebizzleeffect/video/7274994236658060590?is_from_webapp=1&sender_device=pc
*IstoÉ