Categorias
Economia

Inflação em queda: índices que medem preços que afetam diretamente o consumidor caem para 0,47% em março

Redução aconteceu principalmente nos grupos alimentação e educação, leitura e recreação.

O IGP-M de março, divulgado pelo FGV Ibre, ficou em 0,47%, registrou desaceleração nos índices de inflação do mês. A queda aconteceu principalmente nos grupos alimentação e educação, leitura e recreação, que afetam diretamente o segmento voltado ao consumidor.

A jornalista Miriam Leitão, do Globo, explica que o IGP é uma média de inflação de três segmentos: agronegócio e indústria de transformação, consumidor e construção civil e é muito influenciado pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que recuou 0,77%, pela inflação do agronegócio e da indústria de transformação, que se reflete no preço dos produtos que chegam ao consumidor final.

E o que o IPA mostra, conforma diz André Braz, coordenador dos Índices de Preços do FGV Ibre, é que o IPC vai registrar uma inflação mais branda.

– Quando a gente observa as grandes commodities agrícolas, como milho, soja, trigo, contrariando o que a gente imaginava, estão em queda de preço. Soma-se a isso o fato do minério de ferro, outra grande commodity, também estar em queda. Quando a gente analisa o comportamento das grandes matérias-primas, aquelas que vão virar os alimentos industrializados ou mesmo os bens duráveis que a gente consome, eles estão bem comportados – explica o economista.

Braz ressalta que o grande desafio da inflação para o consumidor hoje não está naquilo que o IPA consegue antecipar. Está exatamente nos serviços livres, que até foram citados na ata do Copom e explica:

– À medida que o mercado de trabalho diminui a taxa de desemprego, aumenta a massa de salários, vai fazendo com que a demanda cresça. Os juros baixando também ajudam, dá, quem sabe, para financiar um carro, um bem durável, um apartamento. Então tudo isso pode dificultar que a inflação de serviços ceda. E ela é importante porque ela é 30% do IPCA. Esse é o ponto de atenção e de incerteza que a autoridade monetária vai observar. O que ainda sobe aqui no Brasil são os alimentos in natura, mas essa pressão em torno dos in natura estão perdendo força, ela é sazonal, como já mostrou o IPCA-15. Então o que o IPA indica é uma pressão menor sobre os preços para o consumidor final.

Por Celeste Silveira

Produtora cultural

Comente