São até o momento 235 municípios afetados, 39 mortes e 78 desaparecidos.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu uma série de avisos sobre a iminência de “inundações extremas” entre esta sexta-feira e o sábado nas áreas próximas ao Rio Guaíba, incluindo a cidade de Porto Alegre. A entidade alertou especificamente para evitar essa região, que está enfrentando uma cheia histórica com os níveis de água em ascensão, podendo ultrapassar os 5 metros nas próximas horas e potencialmente atingir valores ainda mais elevados em cenários mais críticos.
A recomendação é que as pessoas busquem abrigo e evitem atravessar áreas alagadas, tanto a pé quanto de carro. Além do Rio Guaíba, o Rio Gravataí também está registrando aumento em seus níveis, resultando em um alerta de inundação.
A situação também é preocupante no Rio dos Sinos, que está em elevação a partir de Taquara. A Defesa Civil emitiu um alerta para a grande elevação da Laguna dos Patos, que é a maior da América do Sul. Outras regiões do estado, como aquelas atravessadas pelos rios Jacuí, Caí e Taquari, também estão sob alerta extremo.
Balanço desta sexta-feira:
- Municípios afetados: 235
- Pessoas em abrigos: 7.949
- Desalojados: 23.598
- Afetados: 351.639
- Feridos: 74
- Desaparecidos: 78
- Óbitos: 39.