Categorias
Mundo

Nos EUA, cidade de maioria negra se arma para enfrentar neonazistas

Moradores de Lincoln Heights (EUA) organizaram um grupo armado para proteger a população negra da cidade depois que neonazistas se instalou em seus arredores no início de fevereiro.

O episódio que causou revolta na população majoritariamente negra dessa localidade foi a chegada de caminhão com pessoas mascaradas, armadas, que exibiam bandeiras com suásticas vermelhas e gritavam insultos racistas. O caminhão estacionou em um viaduto próximo à entrada da cidade e, desde então, está ameaçando a comunidade negra.

Manifestação neonazista
O primeiro incidente foi uma manifestação neonazista em 7 de fevereiro. Manifestantes carregavam rifles AR-15 e agitavam bandeiras com suásticas. Foram embora depois que um grande grupo de moradores de Lincoln Heights apareceu para se contrapor à marcha. Para os moradores da comunidade, a polícia local pouco fez diante das ameaças racistas do grupo neonazista.

Os membros mantiveram a vigilância quando os moradores de Lincoln Heights organizaram um protesto na semana passada e fizeram a segurança de pessoas que falaram em reuniões comunitárias.

A tensão aumentou ainda mais no domingo (23), quando um outro grupo espalhou panfletos racistas da Ku Klux Klan pela cidade. As forças policiais alegam que os manifestantes estavam exercendo a liberdade de expressão garantida por lei, mas que foram orientados a deixar o local para evitar um conflito maior.

As forças policiais alegam que os manifestantes estavam exercendo a liberdade de expressão garantida por lei, mas que foram orientados a deixar o local para evitar um conflito maior. A resposta das autoridade policiais foi considerada insuficiente pelos moradores.

*ICL


Apoie o Blog Antropofagista!
Faça uma doação hoje de qualquer valor. PIX: 45013993768


 

Por Celeste Silveira

Produtora cultural

Comente