Categorias
Uncategorized

O ressentimento dos racistas com ascensão dos negros, ficou escancarado na reação ao Magalu

O ressentimento dos racistas com a ascensão dos negros é um dos traços mais marcantes que o Brasil herdou da escravidão.

Foi esse azedume que apareceu de maneira inequívoca quando o Magazine Luiza optou por trazer para a sua administração, através de seleção, apenas candidatos negros.

Certamente, se fosse para as funções braçais como, por exemplo o de faxina, não teria essa reação.

Na verdade, isso seria visto como algo natural, porque o conceito brasileiro de civilização tem essa tradição em seu DNA.

Como disse brilhantemente Milton Santos:

“Aqui, o fato de que o trabalho do negro tenha sido, desde os inícios da história econômica, essencial à manutenção do bem-estar das classes dominantes deu-lhe um papel central na gestação e perpetuação de uma ética conservadora e desigualitária. Os interesses cristalizados produziram convicções escravocratas arraigadas e mantêm estereótipos que ultrapassam os limites do simbólico e têm incidência sobre os demais aspectos das relações sociais. Por isso, talvez ironicamente, a ascensão, por menor que seja, dos negros na escala social sempre deu lugar a expressões veladas ou ostensivas de ressentimentos (paradoxalmente contra as vítimas). Ao mesmo tempo, a opinião pública foi, por cinco séculos, treinada para desdenhar e, mesmo, não tolerar manifestações de inconformidade, vistas como um injustificável complexo de inferioridade, já que o Brasil, segundo a doutrina oficial, jamais acolhera nenhuma forma de discriminação ou preconceito.”

 

*Carlos Henrique Machado Freitas

 

Por Celeste Silveira

Produtora cultural

Uma resposta em “O ressentimento dos racistas com ascensão dos negros, ficou escancarado na reação ao Magalu”

Ocorre que muitos dos saberes dos “brancos” vieram dos negros. A mineração, muitos remédios, a tecelagem . Mas omitem que não sabiam e aprenderam. estamos vendo agora o Racismo e o preconceito contra Lula devastando o País . A jornalista faz cara de nojo ao falar dele gostaria de ver seus ancestrais .

Comente