Categorias
Mundo

Zelensky abandona Kiev e vai para a Polônia, diz agência russa

Agência de notícias da Rússia creditou a informação ao presidente da Duma, Vyacheslav Volodin, que teria divulgado a informação em seu canal no Telegram. Governo da Ucrânia nega.

A agência de notícias russa Sputnik, que vem sofrendo censura pelas gigantes de Tecnologia da Informação, informou na manhã desta sexta-feira (4), que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, teria deixado o país rumo à Polônia.

“O presidente ucraniano supostamente deixou o país e agora está na Polônia”, teria dito o presidente da Duma russa Vyacheslav Volodin em seu canal Telegram, segundo segundo relatos da Tass. Veja a mensagem abaixo:

A Duma Federal, junto com o Soviete da Federação, forma o Legislativo da Federação Russa. A Duma é a câmara baixa da Assembleia Federal, enquanto o Soviete da Federação é a câmara alta.

Zelenski não confirma

O governo da Ucrânia não confirma a informação, mas ressalta que está se prevenindo para um bombardeio russo em grandes cidades do país nesta sexta.

A operação militar

Relatos de que Zelensky deixou a capital ucraniana surgiram no início da semana passada, com o presidente refutando-os e postando várias mensagens em vídeo nas quais ele disse que permaneceu em Kiev.

No final de fevereiro, a Rússia lançou uma operação militar na Ucrânia com o objetivo de “desmilitarizar e desnazificar” o país. A operação começou após um pedido de ajuda das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk. Após o início da operação, seguiu-se uma onda massiva de sanções anti-Rússia das nações do Ocidente.

*Com Forum

Siga-nos no Telegram

Caros Leitores, precisamos de um pouco mais de sua atenção

Nossos apoiadores estão sendo fundamentais para seguirmos nosso trabalho. Leitores, na medida de suas possibilidades, têm contribuído de forma decisiva para isso. Agradecemos aos que formam essa comunidade e convidamos todos que possam a fortalecer essa corrente progressista. Seu apoio é fundamental nesse momento crítico que o país atravessa para continuarmos nossa labuta diária para trazer informação de qualidade e independência.

Apoie o Antropofagista com qualquer valor acima de R$ 1,00

Caixa Econômica

Agência: 0197

Operação: 1288

Poupança: 772850953-6

PIX: 45013993768

Agradecemos imensamente a sua contribuição

Por Celeste Silveira

Produtora cultural

Comente