Categorias
Mundo

Vídeo: Shinzo Abe, ex-premier, é morto a tiros quando fazia comício no Japão

No Brasil, todo cuidado, ainda é pouco. Estamos à beira de uma eleição bastante conturbada. Atentemos!

Atirador, que serviu nas forças armadas japonesas, usou arma caseira e foi preso no local do crime.

Shinzo Abe, o ex-primeiro-ministro que governou o Japão por mais tempo, morreu nesta sexta-feira vítima de um atentado na cidade de Nara, no Oeste do país. Abe, de 67 anos, o foi baleado no pescoço e na clavícula esquerda por volta das 11h30 locais (23h30 de Brasília) quando ele fazia um discurso de campanha, dois dias antes das eleições para a Câmara Alta do país. O ex-premier desmaiou e foi transportado ao hospital de helicóptero em estado inconsciente e com uma parada cardíaca, informa O Globo.

Relatos da mídia disseram que o suspeito de 41 anos usou o que parecia ser uma arma caseira, e relatos de testemunhas e registros em vídeo indicam que ele disparou dois tiros. O assassinato é um episódio chocante em uma sociedade que tem algumas das leis de armas mais rígidas entre as maiores economias globais, onde poucos episódios de violência política foram registrados nos últimos 50 anos.

O suspeito, que foi detido segundos após efetuar os disparos, foi identificado pela polícia como Tetsuya Yamagami, morador de Nara. Hoje desempregado, ele é um ex-integrante das chamadas Forças de Autodefesa do Japão, onde serviu no ramo naval por três anos, até 2005. A suposta arma do crime — uma espingarda caseira — foi recuperada. De acordo com a emissora pública NHK, o suspeito disse à polícia que estava insatisfeito com o ex-primeiro-ministro e pretendia matá-lo.

Abe foi primeiro-ministro de 2006 a 2007, e depois entre 2012 e 2020. Ele ficou conhecido por apoiar uma estratégia de crescimento econômico agressiva destinada a combater a deflação, a chamada Abenomics, por sua visão conservadora da História e por adotar uma política externa linha-dura, apostando na militarização do Japão.

Suspeito de cometer o crime é detido por forças de segurança logo após efetuar os disparos

Médicos trataram Abe por quatro horas e meia, mas sem sucesso. Ele fazia um discurso de campanha para a eleição de um candidato do governista Partido Liberal Democrático (PLD), sigla que está no poder no Japão pela maior parte do tempo desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Ainda no local do atentado, bombeiros da equipe de resgate disseram que Abe não apresentava sinais vitais.

Agradecemos aos que formam essa comunidade e convidamos todos que possam a fortalecer essa corrente progressista. Seu apoio é fundamental nesse momento crítico que o país atravessa para continuarmos nossa labuta diária para trazer informação de qualidade e independência.

Apoie o Antropofagista com qualquer valor acima de R$ 1,00

Caixa Econômica Agência: 0197

Operação: 1288

Poupança: 772850953-6

PIX: 45013993768 – CPF

Agradecemos imensamente a sua contribuição

Por Celeste Silveira

Produtora cultural

Comente