Categorias
Mundo

Lula manda avião presidencial para retirar brasileiros de Gaza

Avião presidencial espera aval do Egito para tirar brasileiros de Gaza.

Aeronave da FAB decolou na tarde desta quinta (12/10) e vai posar em Roma, na Itália, enquanto aguarda negociações com governo egípcio.

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que decolou na tarde desta quinta-feira (12/10) fará uma parada em Roma, na Itália, onde vai aguardar a autorização para ir ao Egito resgatar grupo de brasileiros presos na Faixa de Gaza. Esta é a primeira aeronave brasileira — cedida pela Presidência da República — que partiu rumo a Cairo, e não a Tel Aviv, em Israel, desde o início do conflito com o Hamas, segundo o Metrópoles.

A informação sinaliza um avanço nas negociações entre o governo brasileiro e egípcio, que estão em diálogo na tentativa de retirar os brasileiros presos no epicentro da zona de conflito, a região controlada pelo Hamas. A sexta aeronave foi acionada em caráter de emergência e decolou às 16h30 da Base Aérea de Brasília.

O avião é um modelo VC-2 (Embraer 190) usado pela Presidência da República, e tem capacidade para 40 pessoas. A aeronave tem chegada prevista em Roma às 6h desta sexta-feira (13/10), após parada técnica para abastecimento em Cabo Verde, na África.

Em meio à escassez de suprimento vitais na Faixa de Gaza, a crise humanitária tem escalado no enclave palestino à medida que se intensificam os bombardeios israelenses à região, em retaliação ao ataque do Hamas no fim de semana.

Segundo o Itamaraty, 22 cidadãos de origem brasileira, em sua maioria, mulheres e crianças, esperam para serem retirados de Gaza. A passagem será feita pela cidade de Rafah, no Egito, após autorização formal do governo do país africano, que ainda não foi confirmada.

 

Por Celeste Silveira

Produtora cultural

Comente