Dia: 30 de dezembro de 2023

Fotografia real de um ano de governo Lula: 30 de dezembro de 2023, lojas lotadas e filas gigantescas nos caixas

Nas ruas, ninguém sabe explicar o movimento surpreendente do comércio. Até porque nos anos Bolsonaro, essa mesma data flagrava a tragédia econômica de Paulo Guedes.

O que era um vazio com Bolsonaro é um superlotado com Lula. Ninguém realmente esperava por isso, não num tempo tão rápido. Não é sem motivos que os escassos bolsonaristas agora estão totalmente perdidos para formular um ataque a Lula. Nada cola. O comércio é um  termômetro fiel.

Se twm uma coisa que conheço bem, com a lida de 40 anos nesse universo, é que comércio lotado como está hoje, sobretudo com uma população que vem das camadas mais pobres, é mudança na veia da economia, para muito melhor. Não tem conversa mole de neoliberal que dê conta disso.

Palestinos pedem processo rápido movido pela África do Sul contra Israel em tribunal da ONU

Diante de um conflito que deve continuar “por muitos meses”, segundo o próprio primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou neste sábado (30), a Autoridade Nacional Palestina pediu que a Corte Internacional de Justiça (CIJ) acelere o julgamento do processo movido pela África do Sul contra o país.

Na última sexta (29), o país sul-africano acionou o órgão das Nações Unidas acusando Israel de atos genocidas contra a população da Faixa de Gaza. Os bombardeios diários em todo o território, que tem cerca de 2,3 milhões de pessoas, já provocaram a morte de mais de 21,6 mil palestinos em menos de três meses.

O processo na CIJ alega “supostas violações de Israel de suas obrigações nos termos da Convenção para a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio (a ‘Convenção de Genocídio’) em relação aos palestinos na Faixa de Gaza”, conforme comunicado da entidade.

África do Sul e a Autoridade Palestina, que também responde pela Cisjordânia, que tem outros 3,2 milhões de habitantes, são signatários da convenção.

“O que a África do Sul apresentou, baseando-se no Artigo 9 da convenção, e a violação de Israel dos Artigos 2 e 3, está totalmente alinhado com os deveres das nações para evitar a prática desse crime”, disse o ministério palestino, que pediu uma resposta rápida da corte às acusações para evitar ainda mais atos genocidas.

Enquanto isso, o Hamas pediu que mais países apresentem ao tribunal da ONU pedidos de investigação contra Israel, que ameaça a paz e a segurança globais.

As perspectivas para a guerra não são nada boas e não há sinais de que vá parar nas próximas semanas. Mais de 85% dos 2,3 milhões de moradores de Gaza já precisaram abandonar suas casas e, diante dos combates que seguem intensos, a exaustão dos civis é cada vez maior.

*Sputnik

Expansão da operação de Israel gera deslocamentos e novo alerta para o sul da Faixa de Gaza

Nações Unidas informaram que ao menos 100.000 pessoas deslocadas chegaram a Rafah, a cidade mais ao sul de Gaza, nos últimos três dias.

As Nações Unidas manifestaram alarme face à crescente densidade de pessoas deslocadas internamente em partes da Faixa de Gaza, à medida que os militares israelenses expandem as operações na região.

Na sua última atualização, o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha, na sigla em inglês) afirmou que pelo menos 100.000 pessoas deslocadas internamente chegaram a Rafah, a cidade mais ao sul de Gaza, nos últimos dias, após a intensificação das hostilidades em Khan Younis e Deir Al Balah, e as ordens de evacuação do exército israelense, diz a CNN..

As Nações Unidas disseram que Rafah já era a área mais densamente povoada de Gaza, com mais de 12.000 pessoas por quilômetro quadrado.

Há também um fluxo contínuo em partes de Deir Al Balah, no centro de Gaza. O Ocha afirmou que as instruções que acompanham um mapa online publicado pelas autoridades israelenses “pedem aos residentes que se mudem imediatamente para abrigos em Deir Al Balah, que já estão superlotados, acolhendo várias centenas de milhares de deslocados internos. O âmbito do deslocamento resultante desta ordem de evacuação permanece obscuro.”

O Ocha também divulgou números da Organização Mundial da Saúde (OMS) que mostram a propagação de doenças em Gaza, “particularmente devido aos recentes deslocamentos em massa no sul de Gaza. Algumas famílias foram forçadas a se mudar várias vezes.”

Cerca de 180 mil pessoas que vivem em abrigos sofrem de infecções respiratórias superiores; há 136,4 mil casos de diarreia (metade deles em crianças menores de cinco anos); 55,4 mil casos de piolhos e sarna; 42.700 casos de erupções cutâneas, além de surtos de icterícia e meningite.

“A falta de alimentos, de itens básicos de sobrevivência e a falta de higiene agravam ainda mais as já terríveis condições de vida dos deslocados internos, amplificam os problemas de proteção e de saúde mental e aumentam a propagação de doenças”, disse o Ocha.

O Ocha disse que, na sexta-feira (30), vários locais foram alvo dos militares israelenses em Khan Younis e Rafah, no sul de Gaza, com ataques aéreos e mísseis atingindo unidades habitacionais e infraestrutura, supostamente resultando em um grande número de mortes em áreas onde os palestinos têm realocado.

À medida que prossegue a sua campanha, Israel apelou repetidamente aos residentes em diferentes partes de Gaza para saírem, mas a ONU já avisou anteriormente que não têm para onde ir.

A análise da CNN descobriu que Israel atacou pelo menos três locais em Gaza, para os quais ordenou a evacuação de civis desde o início da guerra, em outubro.

FDI instrui pessoas em Gaza a usarem estradas costeiras em meio aos combates em Khan Younis
As Forças de Defesa de Israel (FDI) emitiram o que chamam de “várias instruções urgentes” às pessoas em Gaza sobre o que consideram rotas seguras no meio dos combates intensificados perto da cidade de Khan Younis, no sul de Gaza.

As FDI publicaram instruções em árabe, bem como um mapa em X, dizendo que o combate e o avanço das forças israelenses na área de Khan Younis significavam que os civis não poderiam usar o eixo principal de Salah Al-Din, que vai de norte a sul no meio de Gaza.

Em vez disso, as FDI disseram que permitiriam o movimento humanitário através de uma rota separada para o oeste de Khan Younis, ao longo da estrada costeira, permitindo o acesso a partes do centro de Gaza, incluindo Deir Al-Balah, que a ONU diz estar superlotada com pessoas deslocadas.

As FDI também anunciaram uma “suspensão tática das atividades militares” de quatro horas no campo de Rafah, no sul, para permitir o reabastecimento humanitário.

Dada a falta de comunicações e de Internet em Gaza, não está claro quantas pessoas estão cientes das instruções das FDI.

homem desmaia no consultório ao saber que será pai de trigêmeos

Médico do Guarujá fez suspense antes de revelar que mulher daria luz a trigêmeos; ela já é mãe de duas meninas e tomava anticoncepcional.

São Paulo – Um homem desmaiou ao saber que seria pai de trigêmeos no último dia 26 enquanto sua esposa fazia um exame de ultrassom no Guarujá, litoral de São Paulo. O vídeo foi publicado pelo médico radiologista Hugo Garcia e viralizou nas redes sociais.

Na gravação, é possível ouvir Hugo conversando com a paciente, Carolina Rodrigues, de 29 anos, e com Natan Reis, de 21, que moram em Cubatão, também na Baixada Santista. A mulher diz ao médico que já é mãe de duas filhas e que não estava tentando engravidar. Ela afirma, inclusive, que estava tomando anticoncepcional.

Durante a ultrassonografia, o médico faz suspense e, em um primeiro momento, anuncia a chegada de gêmeos: “Não é a gente que escolhe nossos filhos. Lá em cima, com o Papai do Céu, mora um monte de anjinho para cuidar deles. E essa mamãe foi muito abençoada. […] Ela é tão excelente mãe que dois anjinhos escolheram ela”, afirma.

O casal fica surpreso com a notícia: “Eu estou muito feliz”, diz a mãe.

O médico então continua. “Mas eu fiquei sabendo que teve briga lá no céu. Porque, na verdade, três escolheram, três escolheram a mamãe.” Nesse momento, é possível ouvir o barulho de Natan caindo no chão desmaiado.

Bolsonaristas trocam Bolsonaro por Milei

Com as constantes derrotas e covardia do genocida, bolsonaristas abraçam Milei como último horizonte.

Hoje, os bolsonaristas, praticamente estampam a cara do seu mito, com os seguintes dizeres, esse produto causa impotência e morte. Pare de ser bolsonarista e abrace o Milei.

Para se ter uma ideia do que está acontecendo, o bravo guerreiro do bolsonarismo, Roger Rocha Moreira, também conhecido como “a gente somos inútil”, produziu um ultraje literalmente a rigor para dizer que está fazendo uma grande festa para Milei em repúdio ao antigo vigarista que a figura tinha como mito.

Consta na sua postagem, no twitter, um Milei viajando num avião comercial, enquanto Bolsonaro só viajava com o avião presidencial. Roger disse:

“Nunca. É tudo com o rei na barriga. Sentem-se melhores que o povo. Existe um abismo entre o que pregam e o que fazem. São todos uns filhos da puta rastaqueras.”

Mas este texto não é para falar dos incontáveis crimes do inominável, pois faltaria tinta. É só para dizer que, em ato de total desespero, o surgimento de Milei como presidente da Argentina, virou boia dos desencantados com os atos de covardia do mito e suas inúmeras derrotas políticas.

No Brasil, o bolsonarismo, agora, chama-se mileísmo, ou seja, o sanatório tem outro nome.