Categorias
Cotidiano

Fotos aéreas mostram Aeroporto Salgado Filho antes e depois da inundação causada pelas enchentes

Voos estão suspensos por tempo indeterminado

O Aeroporto Salgado Filho, localizado em Porto Alegre, está enfrentando uma inundação completa, com previsão de permanecer fechado até o final deste mês, pelo menos. O Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), vinculado à Universidade Federal de Alagoas, divulgou nesta terça-feira (7) imagens de satélite que ilustram a dimensão da catástrofe, mostrando o aeroporto antes e depois da enchente, com a pista completamente alagada.

A inundação, resultado das intensas chuvas que assolaram a região na última sexta-feira (3 de maio), foi considerada a mais severa em 83 anos.

As imagens foram captadas pelo satélite Planet Scope, capaz de registrar objetos acima de 9 metros quadrados. A captura do aeroporto em pleno funcionamento e de seus arredores ocorreu no dia 20 de abril. Já as imagens do espaço alagado foram obtidas pelo Lapis nesta segunda-feira (6), quando o satélite Planet sobrevoou a área pela primeira vez após as chuvas recordes.

As imagens revelam a situação crítica dos fingers, locais onde as aeronaves estacionam para o desembarque de passageiros, e até mesmo um avião que permaneceu estacionado dentro do aeroporto, evidenciando o impacto devastador da inundação.

Por Celeste Silveira

Produtora cultural

Comente