Categorias
Política

Bolsonaro legisla, o Brasil atira e a compra de armas triplica

Comércio de armas dispara em quase dois anos de Governo com as mudanças nas leis, seguindo o modelo dos Estados Unidos. Arsenal está em mão de radicais, alerta especialista.

O empresário Diego Brito, de 33 anos, sai satisfeito do estande de tiro depois de disparar 50 tiros com sua Glock. Ele vem praticar todas as semanas com alguma de suas 12 armas de fogo. Sua paixão e as compras aumentaram tanto ao longo dos anos que neste mês comprou mais três. “Mas não pense que saí da loja com elas. Tenho que esperar toda a burocracia. Vou recebê-las em pelo menos cinco meses, às vezes leva até um ano”, diz no clube de tiro Black Beard, um dos maiores do Estado de São Paulo. Fica em Salto de Pirapora, cidade que deu vitória avassaladora ao presidente Jair Bolsonaro.

As três compras “são armas longas, de calibre 22, o tiro mais agradável”, diz enquanto recria o gesto de apertar o gatilho como se saboreasse o momento. Brito ganha a vida fabricando punhais militares para unidades especiais das forças de segurança. Mas explica que, diante de um agressor, prefere as armas de fogo porque “se defender com faca ou um martelo é muito sujo”. As pistolas permitem manter distância. “Não preciso atirar, basta empunhá-la”, conclui.

Os fãs de armas brasileiros estão em alta —e o negócio em franca expansão— desde a chegada do militar aposentado ao poder em 2019. Bolsonaro já proclamou em reunião com seu gabinete. “Quero que o povo se arme! É a garantia de que não vai aparecer um filho da puta para impor uma ditadura aqui! Como é fácil impor uma ditadura!”, vociferou em uma intervenção que deixou o Brasil boquiaberto e horrorizados os que viram um chamamento para organizar milícias armadas diante de decisões impopulares de adversários.
Uma apaixonada por armas em clube de tiros a 100 km de São Paulo.

Com uma avalanche de mudanças legislativas, o ultradireitista cumpriu sua promessa eleitoral de facilitar o acesso às armas para seus compatriotas. O Brasil, que tinha uma lei considerada modelo no controle de armas, embora mal implementada, aprovado por Luiz Inácio Lula da Silva no início de seu mandato, se afasta do modelo europeu e se aproxima dos Estados Unidos.

As vendas de pistolas, fuzis etc. quase triplicaram nestes dois anos. Se no ano de sua vitória eleitoral 50.000 novas armas foram registradas, neste ano de 2020 foram 130.000 até outubro, segundo dados oficiais. Além disso, os portes de arma aumentaram, mais pessoas podem sair de casa com uma arma, podem possuir mais unidades, comprar calibres mais potentes, mais munição e agora devem renovar o porte em dez anos, não mais em cinco. Os promotores da febre de compras são os cidadãos que criam ou ampliam um arsenal.

Essa efervescência no setor é notada à primeira vista neste clube de tiro que Newton Ramos Publio, de 54 anos, abriu há seis anos. Ele está ampliando o estabelecimento, que também é uma escola de tiro, porque os negócios estão indo muito bem. Seus 16 funcionários atendem 3.000 sócios — incluindo os dedicados ao tiro esportivo— em instalações no meio do campo, a cem quilômetros da capital paulista. Um local com bar, loja e vários estandes de treinamento onde na última quinta-feira estavam atiradores sozinhos, amigos ou casais praticando, quase todos sem máscara.

O empresário, que se define como conservador, de direita moderada, armamentista e patriota, fez campanha para Bolsonaro e está fascinado com sua gestão em geral, não apenas com o capítulo armamentista. “Só sou radical com as leis e os bons costumes, não tolero que sejam violados”, diz este ex-chefe de segurança de uma multinacional alemã que considera o Código Penal demasiado brando. Seu discurso gira em torno do “cidadão de bem” em um ambiente hostil.

Publio atribui o espetacular aumento de armas nas mãos dos brasileiros ao impulso de Bolsonaro, mas o enquadra em um problema crônico. “Os altos índices de criminalidade” são, afirma, os que levam pessoas como sua clientela a se armar para defender suas famílias e seu patrimônio. Em nenhum outro país do mundo, guerras à parte, tantos cidadãos matam e morrem violentamente. O Brasil é um imenso mercado de armas ilegais com grandes territórios dominados pelo poderoso crime organizado e múltiplas rotas do narcotráfico.

*Com informações do El País

*Foto destaque: Lela Beltrão

Apoie o Antropofagista com qualquer valor acima de R$ 1,00

Caixa Econômica: Agência 0197
Operação: 013
Poupança: 56322-0
Arlinda Celeste Alves da Silveira
CPF: 450.139.937-68
Agradecemos imensamente a sua contribuição

 

Por Celeste Silveira

Produtora cultural

Comente