Ubirany e o repique de mão que revolucionou a música brasileira
Celeste Silveira 11 de dezembro de 2020 1 COMMENT
Quando Ubirany ousou aproximar ainda mais os terreiros dos palcos com seu inédito repique de mão, ele incendiou o país.
A memória afetiva que cada brasileiro carrega consigo foi despertada e contagiou cada canto desse país que tem no tambor seu centro de gravidade cultural.
Uma nova chama da ancestralidade foi acesa nos espaços institucionais e todos os elementos sensoriais e emocionais que estavam guardados no coração do povo explodiram em repiques dos mais variados e ricamente criativos.
A batida de Ubirany está para o repique de mão, assim como a mão direita de Baden está para seu inigualável violão que encantou o planeta.
São gatilhos específicos, como os sons que aconteceram no passado da rica história musical do país, aos quais o maestro Camargo Guarnieri chamava de “Espírito do Tempo”, é quando uma geração passa para outra essa memória através de um fio de prata invisível.
Viva Ubirany! Viva o repique de mão! Viva o Fundo de Quintal!
*Carlos Henrique Machado Freitas
Siga-nos no Whastapp: https://chat.whatsapp.com/FDoG2xe9I48B3msJOYudM8
Apoie o Antropofagista com qualquer valor acima de R$ 1,00
Caixa Econômica: Agência 0197
Operação: 013
Poupança: 56322-0
Arlinda Celeste Alves da Silveira
CPF: 450.139.937-68
Agradecemos imensamente a sua contribuição
RELATED ARTICLES
Matérias Recentes
- Governo e prefeitura do Rio patrocinam evento evangélico com Bolsonaro
- Datafolha: Lula está na frente no Rio, tem 41% contra 34% de Bolsonaro no 1º turno
- Léo Índio, sobrinho de Bolsonaro, é exonerado por não aparecer para trabalhar
- Irritado, Bolsonaro cancela encontro com presidente de Portugal, por ter se reunido com Lula
- Braga Netto deixa o governo para ser vice e secretário exonerado por usar avião da FAB o substituirá
1 COMMENTS