Categorias
Política

Marinha impõe sigilo de 5 anos ao desfile de tanques no Planalto

Comando alega risco a planos militares; pela primeira vez, operação contou com as três Forças e foi até o presidente.

A Marinha impôs sigilo de cinco anos aos documentos que basearam a Operação Formosa, que no mês passado incluiu um desfile inédito de tanques em frente ao Palácio do Planalto e um exercício militar em que Jair Bolsonaro deu tiros de artilharia em Formosa (GO). O desfile de blindados pela Praça dos Três Poderes aconteceu no dia em que a Câmara derrubaria a proposta de voto impresso, bandeira bolsonarista.

Além do ineditismo da exibição em Brasília, a operação também inovou ao contar com a atuação de Exército e Aeronáutica. Pelo menos 2,5 mil agentes participaram do treinamento militar. Com 150 veículos, 1.500 toneladas de equipamentos foram transportadas do Rio de Janeiro para Brasília.

Em resposta a um pedido da coluna por meio da Lei de Acesso à Informação, o Comando da Marinha rejeitou compartilhar qualquer documento relacionado à operação. Segundo o Comando, o sigilo de cinco anos é necessário para não “prejudicar ou causar risco a planos ou operações estratégicos das Forças Armadas”.

*Guilherme Amado/Metrópoles

Apoie o Antropofagista com qualquer valor acima de R$ 1,00

Caixa Econômica
Agência 0197
Operação 1288
Poupança: 772850953-6
Arlinda Celeste Alves da Silveira
CPF: 450. 139.937-68
PIX: 45013993768

Agradecemos imensamente a sua contribuição

Por Celeste Silveira

Produtora cultural

Uma resposta em “Marinha impõe sigilo de 5 anos ao desfile de tanques no Planalto”

Comente