Categorias
Política

Lula está subindo e pode chegar a 60% no primeiro turno, diz Marcos Coimbra

Marcos Coimbra, do Vox Populi diz à TV Fórum que primeiro turno em 2 de outubro mais e mais se parece com um segundo turno, disse a Forum.

O sociólogo Marcos Coimbra, fundador do Instituto Vox Populi, afirmou no Fórum Café desta sexta-feira (3) que o ex-presidente Lula pode chegar a 60% dos votos válidos no primeiro turno das eleições, em 2 de outubro. Ele apresentou mais uma rodada da agregação das pesquisas, realizada semanalmente pelo Vox Populi -veja o estudo ao final.

Na agregação das pesquisas presenciais, Lula chegou a 53% das intenções de voto nas pesquisas de maio, dois pontos acima do registrado em março e abril. Coimbra explicou que a margem de erro das pesquisas presenciais agregadas é menor que a de cada pesquisa (em geral, 3 pontos percentuais): “Enquanto cada pesquisa presencial entrevista ao redor de duas mil pessoas, a soma delas é muito superior, 10, 20 mil pessoas, o que reduz muito a margem de erro”. Bolsonaro, por seu turno, está com 31%, que é, depois de “esgotado o manancial de votos do Moro”, seu patamar.

Ciro tem 8% dos votos e os demais candidatos somados, 8%. Coimbra disse que, na medida em que a eleição se aproxima, o primeiro turno vai adquirindo feição de segundo turno, o que faz com que a qualidade da escolha do eleitorado vá mudando. Por isso, ele disse que é cada vez maior a chance de os eleitores dos demais candidatos, que não Lula e Bolsonaro, abandonarem seus escolhidos. “Metade do eleitorado de Ciro, cerca de 4%, não tem definição consolidada e afirmam voto no segundo turno em Lula. Se o primeiro turno antecipar o segundo turno, devem migrar para Lula e empurrá-lo para 60%”.

Agradecemos aos que formam essa comunidade e convidamos todos que possam a fortalecer essa corrente progressista. Seu apoio é fundamental nesse momento crítico que o país atravessa para continuarmos nossa labuta diária para trazer informação de qualidade e independência.

Apoie o Antropofagista com qualquer valor acima de R$ 1,00

Caixa Econômica Agência: 0197

Operação: 1288

Poupança: 772850953-6agrdor

PIX: 45013993768 – CPF

Agradecemos imensamente a sua contribuição

Por Celeste Silveira

Produtora cultural

Comente