Categorias
Uncategorized

Segurança do Senado não quer revelar quem autorizou entrada de suspeitos de terrorismo em comissão da Casa

Informação já é conhecida, mas estava sendo tratada como sigilosa sob pretexto de não ferir a privacidade dos gabinetes dos parlamentares.

A Secretaria de Polícia do Senado Federal tinha decidido até a manhã desta terça (27) não revelar quem autorizou a entrada de dois suspeitos de terrorismo nas dependências da Casa.

A informação já era de conhecimento do órgão, mas a decisão era a de tratá-la como sigilosa para não invadir a privacidade do gabinete parlamentar que permitiu o acesso dos cidadãos ao parlamento.

No dia 30 de novembro, George Washington de Oliveira Sousa, preso por planejar explodir uma bomba nos arredores do aeroporto de Brasília, e Alan Diego dos Santos, apontado como seu cúmplice, foram à 32ª reunião extraordinária da Comissão de Transparências, Fiscalização e Controle.

Neste dia, por iniciativa do senador Eduardo Girão (Podemos-CE), o colegiado discutia as denúncias da campanha de Jair Bolsonaro (PL) sobre uma suposta falta de isonomia nas inserções de propaganda no rádio durante o pleito.

A comissão levou para o debate bolsonaristas como Fábio Wajngarten, ex-chefe da Secretaria de Comunicação do governo de Jair Bolsonaro e integrante da campanha à reeleição do presidente, o jurista Ives Gandra e a influenciadora digital Barbara Destefani, responsável pelo canal “Te Atualizei” e investigada no inquérito das fake news.

Um dos alvos das críticas dos convidados era o Supremo Tribunal Federal (STF).

Os suspeitos de terrorismo estavam na plateia e viram o debate no mesmo plenário em que estavam parlamentares bolsonaristas como Bia Kicis (PL-DF) e Carla Zambelli (PL-SP).

O senador Randolfe Rodrigues enviou ofício para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) questionando quem autorizou o “acesso dos terroristas às dependências do Senado”.

A polícia legislativa já sabe como eles entraram na comissão.

*Mônica Bergamo/Folha

Apoie o Antropofagista com qualquer valor acima de R$ 1,00

Agradecemos aos que formam essa comunidade e convidamos todos que possam a fortalecer essa corrente progressista. Seu apoio é fundamental nesse momento crítico que o país atravessa para continuarmos nossa labuta diária para trazer informação e reflexão de qualidade e independência.

Caixa Econômica Agência: 0197
Operação: 1288
Poupança: 772850953-6
PIX: 45013993768 – CPF

Agradecemos imensamente a sua contribuição

Comente