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O hino da república de Curitiba

O que se ouviu nesta segunda-feira na defesa inacreditável fala do relator do julgamento de Sergio Moro, Luciano Carrasco Falavinha, foi algo muito maior e caricato do que muitos hinos de times de fazenda.

Mas, sem o menor constrangimento, o tenor curitibano soprou o diapasão, pegou a reta e foi embora, no seu verborrágico palavrório em defesa de Sergio Moro. Detalhe, sem corar e se lixando para o papel ridículo a que se propôs como o mais ardoroso, vibrante sabujo, que Moro já teve, barrando até Merval Pereira e Demétrio Magnoli.

Certamente, esse episódio estará nos anais da justiça na galeria das maiores anedóticas do sistema judiciário brasileiro.

O sujeito poderia ter adotado um estilo mais galante, mas que nada, partiu para uma espécie de bolsonarismo de arrotos e, hoje, lógico, o sujeito conseguiu ser mais comentado, no sentido mais pejorativo do que seu “cliente”, tal a garantia que de sua boca não sairia um sopro de crítica à conduta delituosa de Moro e que, se houve momentos de ira, foi contra o PT, que não estava em julgamento.

Enfim, ontem o Brasil conheceu essa espécie de hino da sofrência curitibana, num espetáculo tão grotesco que, com certeza, envergonha qualquer habitante do estado do Paraná, pelo menos aqueles que perceberam a tamanha calamidade cultural que isso representou para o estado, depois das ventanias provocadas pelo relator para proteger Sergio Moro e todo o bando da república Curitiba.

A impressão que ele deixou é a de que, no universo paranaense, a justiça está morta e enterrada. Ou seja, o Carrasco pisou na cabeça da justiça brasileira.

Por Carlos Henrique Machado

Compositor, bandolinista e pesquisador da música brasileira

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