Categorias
Mundo

Domínio das direitas no Parlamento Europeu põe em risco União Europeia

Expectativa é de representantes do PT na Espanha, Itália e Portugal, que participaram do programa Bom para Todos, da TVT. Eleições para o parlamento começam amanhã e vão até o dia 9.

O avanço da extrema direita na Europa e a tendência de domínio do Parlamento Europeu junto com os partidos de direita após as eleições que começam nesta quinta-feira (6) e vão até domingo (9) podem ter efeitos drásticos. E levar até à implosão do bloco, segundo avaliação de representantes do PT na Espanha, Itália e Portugal.

Em participação no programa Bom para Todos exibido pela TVT nesta terça-feira (4), Lílian dos Santos Gonçalves, coordenadora do partido em Madri, Espanha, chamou atenção para o euroceticismo. Ou seja, a ideologia política pautada em linhas de pensamento contrários à integração econômica ou política entre os países defendido por dois partidos, o Renew e o Conservadores. Que podem, inclusive, ganhar mais espaço.

“Conservadores e renovadores tendem a ter mais assentos. E são pessoas que advogam por uma Europa esfacelada, como era antes da União Europeia. São os eurocéticos, que acreditam na política individual, que acham que tem mais vantagem individualmente. E não na relação coletiva”, disse Lílian à apresentadora Talita Galli.

Na sua avaliação, o avanço dessas e outras correntes contrárias à União Europeia e a blocos como o Brics representa diversos retrocessos. Inclusive para o bem-estar social dos europeus. A saúde seria prejudicada, assim como a educação e a ciência, com possibilidade de interferências em universidades. Nesse caso, o prejuízo ao conhecimento como um todo.

Lawfare avança junto com a extrema direita na Europa
O coordenador do PT em Lisboa, Pedro Prola, lembrou que a extrema direita não avança sozinha na Europa. E que conta com a ajuda de campanhas de lawfare, como ocorre no país em que vive. Uma vítima recente foi o primeiro-ministro português António Costa, do Partido Socialista, que entregou o cargo em novembro de 2023 após ser acusado de envolvimento em tráfico de influência.

O presidente Marcelo Rebelo de Souza então dissolveu o Parlamento no início de janeiro e convocou eleições legislativas antecipadas. O PS perdeu por pequena margem para a coligação de centro-direita. E a extrema direita teve aumento expressivo de votação. O retrocesso já tem seus reflexos justamente contra os imigrantes, um dos alvos prediletos da direita.

Comente