Categorias
Política

Por que a mídia não compara o atual governo Lula com os dois mandatos de FHC, já que, até hoje, ele é a vaca sagrada das redações?

Na mídia, a adoração por FHC segue até hoje intacta.

O mais puro dos neoliberais é o príncipe das redações nativas.
Difícil é explicar o porquê.

As alarmantes taxas de desempregos jogavam na sarjeta milhões de brasileiros.

Inflação e juros chegaram a 35% e 45%. Divida externa sugando 30% de toda a produção interna do País (PIB)

Dívida pública nem tem graça comentar, pois, naquele período, chegou a ultrapassar a cifra de R$ 328 bilhões, depois da privataria criminosa.

A corrupção era moeda corrente no governo FHC.

Exportações em total declínio, por conta de um câmbio artificial que tirou completamente a capacidade do Brasil disputar o mercado internacional.

Fome, miséria, desemprego no segundo mandato de FHC alarmavam o mundo.

O alto índice de corrupção política, desviou investimentos das áreas da saúde, educação, transportes etc.

Tais ações corruptivas colocaram o Brasil nesse momento entre os países do mundo que possuíam os maiores níveis de desvios de verbas públicas do planeta.

As desigualdades sociais estavam alarmantes e o IDH (índice do desenvolvimento humano que mede a expectativa de vida da população, o grau de escolaridade, sanitarismo e renda per capita) do ano de 2001, da Organização das Nações Unidas, mostrou que o Brasil ocupava a 69° posição entre 162 países.

O agravando com o aumento da má distribuição de renda por todo o país gritava!

Segundo um relatório da ONU de 1999, os 20% mais pobres do Brasil detinham apenas 2,5% da renda nacional, ao passo que os 20 % mais ricos possuíam 63,4%.

A estagnação econômica foi covarde e parou o país.

Mas FHC, com o aplauso da grande mídia, criou o Proer, a Bolsa Banqueiro para tirar da falência os maiores agiotas do país.

Como forma de tentar salvar estes os bancos, FHC, autorizou o repasse de dinheiro público para as instituições financeiras chamando de “auxílio econômico” pra banqueiro quebrado

Uma pesquisa realizada pela OMS – Organização Mundial da Saúde revelou que os serviços da saúde pública brasileira na era FHC, eram piores do que os de alguns países periféricos, como Paraguai e El Salvador. Entre 191 nações, o Brasil ocupava a 125° posição em qualidade do sistema de saúde.

Na América, o Brasil ocupou a 30° posição entre 35 países.

Foi esse caco de país que Lula herdou de FHC.

Mas para a mídia, Lula é o alvo de pesadas críticas doentias, enquanto FHC, nos seus dois mandatos era, nas redações a própria Vaca Sagrada.

Apoie o Blog Antropofagista!
Faça uma doaçãohoje de qualquer valor.
PIX: 45013993768

Por Celeste Silveira

Produtora cultural

Comente