Davi substitui o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que ficou quatro anos no comando da Casa.
O senador Davi Alcolumbre (União-AP) foi eleito, pela segunda vez, presidente do Senado Federal, neste sábado (1º). O novo presidente, que também comandará o Congresso Nacional, teve 73 votos, contando com apoio de parlamentares da base do governo e da oposição. Davi substitui o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que ficou quatro anos no comando da Casa.
Além de Davi, disputaram a presidência do Senado Marcos Pontes (PL-SP), com quatro votos, e Eduardo Girão (Novo-CE), com quatro votos. Os senador Marcos do Val (Podemos-ES) e Soraya Thronicke (Podemos – MS) desistiram das candidaturas durante o processo.
Davi Alcolumbre volta ao cargo depois de ocupá-lo por um mandato entre 2019 e 2021. Nos últimos anos, ele presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), conhecida como a mais importante da Casa. Ao deixar o comando do Congresso, ele elegeu como sucessor o aliado político Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que exerceu dois mandatos
Antes do resultado, o senador afirmou, em discurso de candidato na tribuna, que a questão das emendas é um “desafio” e pediu respeito às prerrogativas dos parlamentares. “Hoje, mais uma vez, enfrentamos desafios. O relacionamento entre os Poderes, embora seja regido pela Constituição e pela harmonia, tem sido testado por tensões e desentendimentos. Entre esses desafios, destaco a recente controvérsia envolvendo as emendas parlamentares ao orçamento, que culminou em debates e decisões e com o Supremo Tribunal Federal e o Poder Executivo”, afirmou o senador.
“É essencial respeitar as decisões judiciais e o papel do Judiciário em nosso sistema democrático. Mas é igualmente indispensável respeitar as prerrogativas do Legislativo e garantir que este Parlamento possa exercer seu dever constitucional de legislar e representar o povo brasileiro”, completou.
Durante a sua fala, o senador também afirmou que é um “defensor intransigente do diálogo”. Ele também lembrou o seu mandato anterior, entre 2019 e 2021, afirmando que se tratou de um dos períodos mais difíceis da história, em referência à pandemia da Covid-19. Disse que foi o “timoneiro na tempestade”.
Mesa Diretora
Após eleger o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) para a presidência da Casa, o Senado elegeu, por aclamação, os candidatos da chapa única para a Mesa Diretora no biênio 2025-2026. Confira, a seguir, a lista de senadores.
Primeira-Vice-Presidência: Eduardo Gomes (PL-TO)
Segunda-Vice-Presidência: Humberto Costa (PT-PE)
Primeira-Secretaria: Daniella Ribeiro (PSD-PB)
Segunda-Secretaria: Confúcio Moura (MDB-RO)
Terceira-Secretaria: Ana Paula Lobato (PDT-MA)
Quarta-Secretaria: Laércio Oliveira (PP-SE)
Durante a reunião preparatória, também foram definidos os senadores suplentes.
Chico Rodrigues (PSB-RR)
Mecias de Jesus (Republicanos-RR)
Styvenson Valentim (PSDB-RN)
Soraya Thronicke (Podemos-MS)
Lula parabeniza Davi Alcolumbre
Nas redes sociais, o presidente Lula (PT) parabenizou o novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Lula afirmou que ambos caminharão juntos na “defesa da democracia e na construção de um Brasil mais desenvolvido e menos desigual”.
“Parabéns ao senador Davi Alcolumbre pelo novo mandato na Presidência do Senado e do Congresso Nacional. Um país cresce quando as instituições trabalham em harmonia. Caminharemos juntos na defesa da democracia e na construção de um Brasil mais desenvolvido e menos desigual, com oportunidades para todo o povo brasileiro. Um forte abraço.”, publicou.
Quem é Davi Alcolumbre
Davi Alcolumbre está no segundo mandato como senador. Antes, foi deputado federal três vezes entre 2003 e 2015 e vereador em Macapá, de 2001 a 2003. Casado, é pai de dois filhos.
Davi é avaliado como um perfil mais independente em relação ao Executivo, em comparação ao seu antecessor, senador Rodrigo Pacheco. Como presidente do Senado de 2019 a 2021, Alcolumbre se aproximou do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No Governo Lula, Davi chegou a indicar um dos ministros do primeiro escalão petista: Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional. Com ICL