“Por que a gente não vai fazer a mesma coisa?”, perguntou o governador em marcço, sugerindo repetir no Brasil o exemplo argentino.
A primeira metade de 2025 foi marcada por um desempenho expressivo da bolsa brasileira. O Ibovespa registrou uma valorização de 15,44% no semestre, superando o resultado do mesmo período de 2024, quando o índice apresentou queda. Em termos de rentabilidade, o resultado coloca o Brasil entre os mercados mais lucrativos do mundo — principalmente quando se considera a variação em dólares.
Um grande contraste com o país vizinho, a Argentina, que teve no ranking o pior desempenho do planeta.
Naquele país, o índice Merval caiu 30,09% em dólares e 19,44% em termos nominais. O fraco desempenho do mercado argentino representa uma forte reversão em relação a 2024, quando a bolsa do país havia disparado mais de 120% no acumulado do ano. As expectativas otimistas geradas pelas reformas econômicas prometidas pelo governo de Javier Milei acabaram frustradas. Das 20 bolsas observadas, a argentina foi a única que caiu.
O resultado desmente a avaliação do governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), que considerta a gestão de Milei na economia um grande sucesso. Os elogios ao presidente da Argentina são frequentes, como Tarcisio fez em palestra a agentes do mercado financeiro, no dia 28 de março.
Tarcísio elogiou política econômica de Milei
“Ele está indo bem, está fazendo as reformas que são necessárias, está começando a tirar a cabeça do buraco, está começando a querer crescer, a inflação está lá para baixo”, avaliou o governador de São Paulo. “Se ele está fazendo isso em uma situação muito mais complexa e está mostrando que é possível, por que a gente não vai fazer a mesma coisa? E a gente vai ficar aqui marcando passo, essa é a pergunta”.
Os resultados da bolsa argentina em 2025 revelam o oposto da análise feita por Tarcisio.
O ranking é liderado pelo índice DAX, da Alemanha, que subiu 36,34% em dólar, sendo o mais rentável do mundo nesse critério. Em seguida aparecem o IBEX, da Espanha, e o PSI, de Portugal, com desempenhos robustos que também os posicionam entre os três primeiros colocados, segundo o ICL.
Fora da Europa, Chile e Colômbia se destacaram. O índice chileno avançou 31,67% em dólares (com uma valorização nominal de 22,40%) e o colombiano, 30,49% em dólares (nominal de 21,67%), ficando à frente do Brasil no comparativo cambial.
A China também mostrou força nos mercados. O Hang Seng Index teve alta de 23,25% em dólares, enquanto o FTSE China 50 cresceu 23,12% na mesma base de comparação.
Apoie o Antropofagista com qualquer valor
PIX: 45013993768
Agradecemos imensamente
Siga-nos no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/HlpAeWDAUrD8Qq1AjWiCK5
Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100070790366110
Siga-nos no X: https://x.com/Antropofagista1
Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/blogantropofagista?igsh=YzljYTk1ODg3Zg