Categorias
Curiosidades

Pizzaria do sabor “paunomito” e das “quartas da rachadinha” é investigada pelo MPF

A pizzaria “Autêntica Pizza da Lambreta”, em João Pessoa, capital da Paraíba, está sendo investigada pelo Ministério Público Federal (MPF) por uma ação publicitária que pretendia engajar os jovens a tirar o título de eleitor.

O restaurante ficou conhecido pelo sabor de pizza “paunomito”, em referência ao apelido que os apoiadores do presidente deram a Jair Bolsonaro (PL), mas as alusões políticas são várias: a “quarta da rachadinha”, por exemplo, é o único dia da semana em que são vendidas pizzas meio a meio.

Também já esteve no cardápio, de brincadeira, a pizza “patriota”, uma massa de mentira que seria feita de madeira extraída ilegalmente na Amazônia, farinha do avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e molho de tomate com agrotóxicos liberados pelo governo.

Na ação publicitária que se tornou alvo do Ministério Público, a Autêntica garantia uma pizza para quem apresentasse o cadastro na Justiça Eleitoral, mas o restaurante também dizia que os participantes deveriam ser “Fora Bolsonaro”.

De acordo com o dono da pizzaria, o empresário Thiago Ferreira, a descoberta sobre a investigação veio através de notícias publicadas na internet.

— Na arte da divulgação online, tinha uma estrela por trás do texto, que alegaram ser a estrela do PT e que isso seria uma forma de direcionar votos para o Lula — explicou. Segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), o caso está em análise na Vice-Procuradoria Geral Eleitoral.

De acordo com o Congresso em Foco, a investigação estava sob a guarda da procuradora Acácia Suassuna, que levou a questão à PGR, em Brasília, por envolver o presidente Jair Bolsonaro (PL), o principal adversário de Lula nas eleições de 2022.

Nas redes sociais, as reações às investigações foram várias. Por um lado, muita gente dizia que viraria freguês da pizzaria, enquanto outras pessoas já propunham sabores como ‘Lula na cana”. Um post que dizia que o restaurante estava sendo investigado pelo sabor “Paunomito” alcançou mais de 100 mil curtidas, mas a informação foi desmentida por Thiago.

A deputada federal Joice Hasselmann (PSDB) foi uma das internautas mais influentes a comentar a publicação:

— O Ministério Público Federal está ocupadíssimo investigando um restaurante na Paraíba que vende pizza com o nome “PauNoMito”, feita com molho de tomate, muçarela artesanal, palmito, tomate cereja, cebola roxa, alho-poró e parmesão. Esse episódio lembra quando o Ministério da Justiça agiu contra um cidadão por causa de um outdoor que dizia que Bolsonaro “não vale um pequi ruído”. O MJ viu “crime contra a honra” do presidente — escreveu em seu perfil no Twitter.

Na mesma rede social, a pizza sabor “paunomito” também rendeu uma publicação de Carlos Bolsonaro, vereador do Rio de Janeiro e filho do presidente:

— Na hora do almoço eu gostaria de pedir algo que saciasse minha fome, aí me veem esses tipos além de dar duplo sentido numa frase, parecem destilar seu ódio sem a menor preocupação! Se a vontade for de outra coisa, o que é possível, sugiro mudar o desejo! Seja feliz! — disse o 02.

*Com O Globo

Agradecemos aos que formam essa comunidade e convidamos todos que possam a fortalecer essa corrente progressista. Seu apoio é fundamental nesse momento crítico que o país atravessa para continuarmos nossa labuta diária para trazer informação de qualidade e independência.

Apoie o Antropofagista com qualquer valor acima de R$ 1,00

Caixa Econômica Agência: 0197

Operação: 1288

Poupança: 772850953-6

PIX: 45013993768 – CPF

Agradecemos imensamente a sua contribuição

 

Por Celeste Silveira

Produtora cultural

Comente