Categorias
Política

Oposição corre para apresentar pedido de criação da CPI da Petrobras antes do governo

Os partidos de oposição ao governo no Senado decidiram em reunião nesta tarde que apresentarão ainda hoje um pedido de CPI mista do Congresso (CPMI) para investigar a política de preços da Petrobras, segundo Malu Gaspar, O Globo.

Pela regra do Congresso, o autor do pedido tem o direito de ser presidente ou relator da comissão caso ela seja de fato implantada. O pedido de CPI será assinado pelos senadores Jean Paul Prates (PT-RN), líder da minoria, e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da oposição.

A ideia é que os partidos de oposição dirijam os trabalhos de investigação não para a finalidade que o governo quer – construir a tese de que a Petrobras não obedece ao governo e é insensível às questões sociais –, mas sim responsabilizar o próprio Bolsonaro pelos seguidos reajustes da gasolina e do diesel.

Na manhã de hoje, assim que a Petrobras anunciou os aumentos, tanto o ministro Ciro Nogueira, chefe da Casa Civil, como o presidente da Câmara, Arthur Lira, foram às redes sociais pressionar publicamente pela renúncia do presidente da Petrobras, José Mauro Coelho.

Crise entre os poderes: Militares cobram do TSE mais do que elogios para distensionar relação

Lira anunciou ainda que iria acionar o colégio de líderes do Congresso para abrir uma CPI para investigar a Petrobras. Jair Bolsonaro também deu entrevista dizendo ter sido traído pela companhia.

“O que a gente quer é uma CPI investigando o presidente, diretores e o pessoal do conselhos”, disse o presidente da República. “Quando acontece esse reajuste botam a culpa em mim e no ministro Minas e Energia, mas nós não temos porque interferir diretamente nessas questões da Petrobras. A CPI é o caminho”, afirmou.

Eleições 2022: Aliados de Bolsonaro defendem motociata em Manaus

Se a manobra da oposição der certo, Bolsonaro poderá ver a iniciativa da CPI se voltar contra ele. “Se o governo acha que podem usar o Congresso para construir uma narrativa fantasiosa de que não tem nada a ver com a alta dos combustíveis, nós dobramos a aposta e vamos mostrar quem de fato é responsável”, diz Rodrigues. “Quero ver assinarem o nosso pedido”.

Agradecemos aos que formam essa comunidade e convidamos todos que possam a fortalecer essa corrente progressista. Seu apoio é fundamental nesse momento crítico que o país atravessa para continuarmos nossa labuta diária para trazer informação de qualidade e independência.

Apoie o Antropofagista com qualquer valor acima de R$ 1,00

Caixa Econômica Agência: 0197

Operação: 1288

Poupança: 772850953-6

PIX: 45013993768 – CPF

Agradecemos imensamente a sua contribuição

Por Celeste Silveira

Produtora cultural

Comente