Categorias
Opinião

Lula acaba com a farra da bola de neve dos cartões de crédito

A iniciativa privada é muito bem vinda quando não tem como principal peso líquido o lucro sobre lucro, sem produzir nada.

Quando Lula limita os juros do cartão de crédito com teto de 100%, o que não é pouco, mas se transforma em algo inocente perto da obscena bola de neve que pode levar a uma dívida a 1.000%, 2.000%, e sabe-se lá quantos mil por cento a irmandade financeira exige do devedor.

Isso virou um hábito tão cretino no Brasil, sobretudo após o golpe contra Dilma, justamente por ela ter jogado no chão a margem de lucro da agiotagem nacional, que as pessoas perderam a ideia do que essa ordem de Lula expressa na vida dos brasileiros.

Sim, os brasileiros, no período de Bolsonaro e Guedes, não foram para o brejo de graça. O Banco Central independente passou a resolver a taxa de juros e uma nova divisão de riqueza entre os banqueiros a modo e gosto da banca. Por isso, Paulo Guedes e Bolsonaro tratavam os juros extorsivos com clima de festa.

Hoje, com Lula, o que assistimos é a um ato história, porque grande parcela da população será incorporada naquilo que foi negado nos anos do golpista Temer e do genocida Bolsonaro, que é a possibilidade de consumir o básico em condições humanas.

Ou seja, Lula está transferindo para o povo o que, por direito, é dele, mas que estava sendo centrifugado pela postura política de golpistas de direita e o sistema financeiro, montando um paredão segregacionista contra a sociedade e um paraíso mimoso e aveludado para a agiotagem nacional.

Por Carlos Henrique Machado

Compositor, bandolinista e pesquisador da música brasileira

Comente