Categorias
Pesquisa

AtlasIntel: Aprovação de Lula supera a desaprovação pela primeira vez em 2025

De acordo com a pesquisa, Lula voltou a liderar todos os cenários de primeiro e segundo turno para 2026

A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) superou a desaprovação pela primeira vez neste ano de 2025. É o que aponta a pesquisa da AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta quinta-feira (31). O levantamento mostra que 50,2% dos brasileiros aprovavam Lula no final de julho, ante 49,7% de duas semanas antes. A desaprovação caiu de 50,3% para 49,7% no mesmo período.

Segundo a Atlas, a última vez que o presidente registrou um saldo positivo de aprovação foi em outubro de 2024. A AtlasIntel entrevistou 7.334 pessoas de 25 a 28 de julho, com margem de erro de mais ou menos 1 ponto percentual.

O aumento na popularidade do presidente Lula acontece após o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor um tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros. Segundo os números da pesquisa, o discurso de defesa da soberania nacional tem encontrado eco com a população, principalmente nas redes sociais. As avaliações negativas do governo Lula seguem em queda desde maio, enquanto as avaliações positivas seguem em tendência de melhora desde março.

Nesta pesquisa da Atlas, o governo Lula foi avaliado como ótimo/bom por 46,6%, com um aumento de 3,2% em relação à última pesquisa. 48,2% avaliaram como ruim/péssimo, representando uma queda de 1,2%. Para 5,1%, o governo é regular.

A pesquisa Atlas mostra que a aprovação de Lula melhorou no Sudeste, região governada em sua maioria por governadores de oposição. Os dados mostram que 50,9% avaliam de forma positiva Lula e 48,9% desaprovam.

No Nordeste, a aprovação chega a 66,1%, mais de 16 pontos percentuais que a média nacional. O Norte é a região com maior reprovação, 70,3%, seguida pelo Centro-Oeste e o Sul.

Lula volta a liderar todos os cenários de segundo turno para 2026
A pesquisa da Atlas/Bloomberg também mediu cenários para as eleições presidenciais de 2026. O presidente Lula aparece liderando todos os cenários de primeiro turno e, neste levantamento, também os de segundo turno.

No primeiro turno, em um cenário com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula lidera com 48,5% das intenções de voto, com 15,5 pontos percentuais de vantagem. Neste cenário eleitoral, nenhum dos demais candidatos supera 5% das intenções de voto, e 2,8% dos brasileiros estão indecisos ou votariam branco/nulo.

No cenário eleitoral onde Michele Bolsonaro fosse candidata, Lula tem 48,5% e Michele 29,7% das intenções de voto. Entre junho e julho, a vantagem de Lula sobre Michele aumentou 4,2 pontos percentuais.

Em um cenário onde Fernando Haddad é o candidato do PT, o ministro da Fazenda aparece logo à frente de Tarcísio, com apenas 0,4 pontos percentuais de vantagem.

No segundo turno, Lula voltou a liderar em todos os cenários hipotéticos. O presidente possui uma vantagem de 3,8 pontos percentuais sobre Jair Bolsonaro. Entre junho e julho, a intenção de voto em Lula cresceu 2,3 pontos percentuais.

Em relação a Tarcísio e Michele, Lula possui vantagem de 3,8 pontos percentuais e 4,7 pontos, respectivamente. Entre junho e julho, a vantagem de Lula sobre os dois cresceu 3,1 e 4,2 pontos, respectivamente. Contra outros potenciais candidatos da direita, Lula lidera com folga a sobre Romeu Zema, Ronaldo Caiado, Ratinho Jr. e Eduardo Leite.

*ICL


Apoie o Antropofagista com qualquer valor
PIX: 45013993768
Agradecemos imensamente

Siga-nos no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/HlpAeWDAUrD8Qq1AjWiCK5

Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100070790366110

Siga-nos no X: https://x.com/Antropofagista1

Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/blogantropofagista?igsh=YzljYTk1ODg3Zg

Por Celeste Silveira

Produtora cultural

Comente