Categorias
Política

Vídeo: Em evento público no Rio, Lula detona a banda podre do Congresso

Lula critica duramente o Congresso Nacional em evento no Rio de Janeiro

Sim, o que descrevo aconteceu hoje (15 de outubro de 2025) durante um evento público no Rio de Janeiro em comemoração ao Dia dos Professores, organizado pelo Ministério da Educação.

Lula fez um discurso veemente, detonando o Congresso Nacional como uma banda podre de baixa qualidade, atribuindo isso à eleição de uma extrema-direita do que há de pior em 2022.

Ele chamou a atual legislatura de o pior Congresso da história, com um nível nunca visto antes de incompetência e retrocessos, e apelou por um voto consciente nas eleições de 2026 para evitar que “a raposa cuide do galinheiro”.

O ato ocorreu na capital fluminense, com plateia formada majoritariamente por professores da rede municipal e de universidades.

Lula elogiou o Rio pelo protesto recente contra a PEC da Blindagem (uma proposta vista como proteção a parlamentares corruptos) e destacou avanços na educação sob seu governo.

Presença de Hugo Motta
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), discursou antes de Lula e foi vaiado pela plateia, com gritos de sem anistia (referência a projetos de anistia a envolvidos em atos golpistas).

Lula se levantou e ficou ao lado de Motta para tentar acalmar os ânimos.

Principais Trechos do Discurso de Lula
“Nunca a qualidade do Congresso foi de tão baixo nível. […] É o resultado da consciência política que vocês tiveram no dia das eleições. Depois não adianta reclamar.”

Crítica à Extrema-Direita
“A extrema-direita eleita em 2022 é o que existe de pior. […] Eles negaram a pandemia, a vacina, e venderam remédios falsos.”

“Se a gente quer fazer guerra contra um país, não manda um soldado que fica do lado do inimigo. […] O tipo de Brasil vai ser decidido por vocês, não por mim.”

Outras Alfinetadas

Lula chamou o ex-governador Wilson Witzel (aliado de Bolsonaro) de “juiz picareta” envolvido em corrupção, criticou o ex-ministro da Saúde da era Bolsonaro (“não entendia porra nenhuma de saúde”) e ironizou sanções internacionais articuladas por Eduardo Bolsonaro nos EUA.

Foi um discurso histórico de Lula!


Queridos leitores,
Nosso blog é um espaço dedicado a compartilhar conhecimento, ideias e histórias que inspiram. Para continuarmos criando conteúdo de qualidade e mantendo este projeto vivo, contamos com o seu apoio! Se você gosta do que fazemos, considere contribuir com uma pequena doação. Cada gesto faz a diferença e nos ajuda a crescer. Pix: 45013993768. Agradecemos de coração o seu apoio.


Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100070790366110

Siga-nos no X: https://x.com/Antropofagista1

Siga-nos no Instagram https://www.instagram.com/blogantropofagista?igsh=YzljYTk1ODg3Z

Por Celeste Silveira

Produtora cultural

Comente