O neoliberalismo é, sem dúvida, não um pensamento econômico, mas uma teia de elementos que se resume a transferir riquezas de países e povos para as mãos de meia-dúzia de milionários bandidos.
Pouco importa se a conquista desses psicopatas aconteça se aliando a mercenários, milicianos, racistas ou congêneres, os propósitos da ganância justificam os meios para se chegar ao exercício da ambição nua e crua.
Por qualquer ângulo que se olhe, o neoliberalismo mutila alguém, algum país para que os milionários se apropriem da mão de obra e das riquezas de um povo.
Não há um único exemplo contrário a isso. E é justamente contra essa tirania do dinheiro que tanto o povo boliviano quanto o chileno estão lutando, porque as Forças Armadas desses países, como é comum nos países capitalistas dominados pelo fundamentalismo neoliberal tem como função principal servir como cão de guarda aos interesses das oligarquias.
E assim funcionam contra o povo boliviano que luta sem trégua contra o golpe arquitetado por uma escória que mistura traficantes, milicianos, militares, posseiros da Bolívia e de países como o Brasil, tanto que Bolsonaro, cujo nome se confunde com a milícia carioca e tem em seu governo mais militares do que na ditadura, foi o primeiro a reconhecer a autoproclamada presidente da Bolívia, Jeanine Áñez, assim como, pateticamente, reconhece Guaidó, o autoproclamado presidente da Venezuela.
Como o Chile está nas ruas para derrubar a ditadura neoliberal de Sebastián Piñera, o povo boliviano, mesmo enfrentando assassinatos cometidos pelas Forças Armadas e pelas milícias, aumenta a pressão contra o golpe não dando trégua aos vigaristas unidos que tomaram o poder, apoiados por governos vigaristas como o do Brasil.
Vale a pena assistir aos vídeos e ver como essa gente não se entrega e serve de inspiração para todos os povos da América Latina.
¿Ven esa caravana de buses 🚎?
Son la masa indígena campesina bajando a La Paz, porque la Whipala se respeta ✊🏼. RESISTAN
Difunde 🔄 @ChalecosAmarill @rhm1947 @Marco_Teruggi #EvoEsElPresidente pic.twitter.com/s3vpYZcnJ0
— Flor y Canto 🇳🇮 (@FloryCantoX) November 14, 2019
#URGENTE | Gran movilización de todas las regiones rurales de Bolivia hacia el alto con un único objetivo, desmontar el golpe de Estado contra Evo.#FelizJueves #BoliviaGolpeDeEstado
pic.twitter.com/mLWYRuCF3q— Eugenio Rodríguez (@zurdotuitero) November 14, 2019
"Añez racista queremos tu renuncia/el pueblo no te quiere" cantan los miles que se movilizan contra el golpe de Estado en La Paz. La Plaza Murillo está rodeada, hay movilizaciones que llegan de besos puntos, otras que vienen en camino#PuebloMovilizadoPorLaPaz#14Nov pic.twitter.com/8tTGtzFuLd
— Marco Teruggi (@Marco_Teruggi) November 14, 2019
*Carlos Henrique Machado Freitas