Categorias
Uncategorized

Vídeos: Contra o fascismo, bolivianos radicalizam protestos e sobem em tanques

Atos de massa em toda a Bolívia exigem a queda da ditadura golpista instaurada após o golpe militar contra Evo Morales.

Pelo 11º dia consecutivo, milhares de bolivianos continuam nas ruas de diversas cidades e localidades de todo o país exigindo a queda do regime golpista de extrema-direita que se instalou no poder após o golpe contra Evo Morales, no último dia 10.

As principais mobilizações ocorrem, como de costume, na capital La Paz e na cidade vizinha de El Alto. Moradores da região de Senkata, em El Alto, fizeram uma marcha até La Paz para denunciar o massacre de oito cidadãos pelas forças repressivas da ditadura esta semana, quando foi realizada uma operação para desbloquear a saída de suprimento da distribuidora de combustíveis da estatal petrolífera YPFB.

Essa manifestação também foi fortemente reprimida pela polícia, que ainda está, neste exato momento, em operações nas ruas de La Paz para perseguir os participantes do protesto.

A mobilização concentrou milhares de pessoas em El Alto para marchar a La Paz.

Na capital, a população mostrou sua indignação com a ditadura ao capturar um tanque do exército. Tanto o tamanho como a radicalidade das mobilizações mostram que já é possível derrubar o regime golpista nas ruas. Entretanto, as direções políticas, especialmente do Movimento ao Socialismo (MAS), ainda tentam uma conciliação com os golpistas na ilusão de que algum tipo de democracia seja estabelecida na Bolívia. O que não passa de um sonho.

 

 

*Com informações da Causa Operária

 

Comente