Categorias
Uncategorized

Deltan admite influência no pleito e diz formar time com o Jornal Nacional

Os diálogos de Dallagnol e seus parceiros “top” para fazer o que obviamente não podia fazer: política. Com o JN, afirma ele, havia um “time”.

Você tem alguma dúvida sobre a influência de Deltan Dallagnol e da Lava Jato no resultado da eleição da Mesa do Senado — como se essa fosse uma atribuição da turma? Pois Deltan Dallagnol e seus colegas não têm nenhuma. E também não esquecem os companheiros de luta: Jornal Nacional e Transparência Internacional.

Diálogos da Vaza Jato não deixam a menor dúvida. No dia 12 de agosto do ano passado, The Intecept Brasil trazia à luz no Twitter duas conversas muito eloquentes. Escreveu, por exemplo, Vladimir Aras para Deltan Dallagol:

“Vc ajudou a derrubar Renan. Moro ficou feliz. Falei com ele também”.

Atenção! Moro já era ministro da Justiça. Como se nota, onde quer que esteja — tribunal ou Esplanada dos Ministérios —, ele estará sempre fora do lugar.

Vladimir ainda comemora o que chama de “enfraquecimento” de Bandeira de Mello, que é o representante do Senado no Conselho Nacional do Ministério Público.

Antes ainda do resultado da votação, em outra mensagem, Deltan escreve: “Agora, se Renan perder, e tivermos essa virada histórica, é graças à nossa equipe e a muitos brasileiros corajosos que tomaram postura, como o MUDE, que começou o abaixo-assinado quando a própria TI se recusou a entrar neste assunto (e depois voltou atrás e entrou recentemente).”

Essa conversa é de 2 de fevereiro, dia da eleição de Davi Alcolumbre, ainda antes do resultado do segundo escrutínio, já que o primeiro foi anulado.

Explicação: O “MUDE” é alusão a um dos grupos de pressão nas redes que se mobilizaram contra a eleição de Renan Calheiros. A “TI” se refere à Transparência Internacional no Brasil, que estabeleceu com a Lava Jato uma relação de broderagem política que desdoura a militância do movimento mundo afora. Deve ser o único país em que a Transparência Internacional se mostra umbilicalmente ligada a um grupo que serviu à chegada da extrema direita ao poder. Não é a primeira vez que a parceria vem a público.

E não! Deltan não esquece a ajuda do Jornal Nacional, com quem diz compor um “time”. Escreve: “Tava lembrando o JN e o ROJ foi top. Esse nosso time rocks”

Interessante. “Incendiários ROJ” é o nome de um grupo de Telegram que reunia três procuradores: o próprio Dallagnol, Roberson Pozzobom e Júlio Noronha. Ah, sim: estes dois últimos ficaram responsáveis pela exposição, digamos técnica, daquela pantomima do PowerPoint. Robinho também é aquele com quem Dallagnol planejou criar a empresa de palestras — em nome das respectivas mulheres.

E o que quer dizer “ROJ” em si? Tudo indica que é Right of Justice”… Já imaginaram a composição “Incendiários Right of Justice”. Tomara que não seja, né? Ou só ficariam faltando o capuz e a cruz em fogo…

E, como se vê, aquele que Deltan chama “time”, que inclui o JN e o “Incendiários ROJ”, “rocks” mesmo, né? Sacode para valer, bota pra quebrar. Todo mundo fazendo o que não deve: política!

 

*Reinaldo Azevedo/Uol

 

 

 

Por Celeste Silveira

Produtora cultural

Comente