Categorias
Uncategorized

Após novo Ipec, campanha de Lula tenta evitar abstenção por vitória em 1º turno; bolsonaristas atacam pesquisas

Em post que cita o TSE, ministro das Comunicações, Fábio Faria diz que população ‘vai cobrar fechamento’ de instituto após as eleições. Em reservado, interlocutores admitem que ‘não há bala de prata’ para reverter cenário desvantajoso para o presidente.Infográfico mostra resultados das pesquisas Ipec para eleição presidencial divulgadas entre 15 de agosto e 19 de setembro., — Foto: Reprodução/g1

Interlocutores do presidente Jair Bolsonaro (PL) aumentaram o tom dos ataques às pesquisas eleitorais depois de o novo levantamento Ipec, divulgado na segunda-feira (20), indicar que Lula oscila para cima, dentro da margem de erro, e ampliou a vantagem sobre o presidente no primeiro turno.

Logo após a divulgação, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, fez uma ameaça ao Ipec por meio de sua conta oficial no Twitter. No imperativo, ordenou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que é responsável por regulamentar a divulgação de pesquisas eleitorais, anotar os números do levantamento e disse que, no dia da eleição, “a população vai cobrar o fechamento desse instituto”.

Postagem do ministros das Comunicações, Fábio Faria, no Twitter: 'população vai cobrar o fechamento' do Ipec, diz texto — Foto: Reprodução/Twitter

“Saberemos quem vai estar certo no final. Nossas pesquisas de consumo internos [dão números] diferentes dos números [que estão] saindo.”

Em reservado, um líder do Centrão alinhado com Bolsonaro foi na mesma linha – “as pesquisas estão uma pouca vergonha”, diz – e afirma que, passada a eleição, o grupo vai agir para “regular pesquisas”.

*Andreia Sadi/G1

Apoie o Antropofagista com qualquer valor acima de R$ 1,00

Agradecemos aos que formam essa comunidade e convidamos todos que possam a fortalecer essa corrente progressista. Seu apoio é fundamental nesse momento crítico que o país atravessa para continuarmos nossa labuta diária para trazer informação e reflexão de qualidade e independência.

Caixa Econômica Agência: 0197

Operação: 1288

Poupança: 772850953-6

PIX: 45013993768 – CPF

Agradecemos imensamente a sua contribuição

Por Celeste Silveira

Produtora cultural

Comente