Celso de Mello se safa do julgamento de suspeição de Moro nos casos de Lula
Celeste Silveira 5 de outubro de 2020 2 Comments
O decano no Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, vai ficar de fora do julgamento da suspeição de Sergio Moro nos casos do ex-presidente Lula na Lava-Jato. O caso não está na pauta da Segunda Turma nesta semana e também não será incluído. Na próxima terça-feira (13), Celso vai se aposentar do tribunal.
O voto do ministro era tido como o voto de desempate na Segunda Turma. O caso está parado desde dezembro de 2018, quando Gilmar Mendes pediu vista. Edson Fachin e Carmen Lúcia já se posicionaram contra a suspeição do ex-juiz e Ricardo Lewandowski e Gilmar sinalizaram que devem se manifestar pela suspeição. O voto do decano ainda era uma incógnita.
Com a aposentadoria de Celso de Mello dois cenários estão postos: existe a chance de um membro da Primeira Turma ir para a Segunda Turma ou então o nome indicado por Bolsonaro ocupar o lugar do decano no colegiado. O presidente oficializou a indicação do desembargador Kassio Nunes Marques para a vaga.
Pessoas ligadas a Lula afirmam que o petista está otimista em relação às duas situações. A defesa de Lula diz, porém, que ainda é cedo para fazer previsões. No ano passado, Celso de Mello chegou a votar pela manutenção da prisão de Lula, mas destacou que o voto não era um adiantamento de sua posição sobre o caso da suspeição.
A suspeição do ex-juiz da Lava-Jato pode tornar Lula ficha limpa e, portanto, apto a voltar concorrer em eleições.
*Bela Megale/O Globo
Celeste Silveira
Produtora cultural, parecerista de projetos culturais em âmbito nacional
RELATED ARTICLES
2 COMMENTS
Comente Cancelar resposta
Matérias Recentes
- Só intervenção civil pode acabar com o Império da Mentira nas Forças Armadas
- Vídeo: Pazuello mente ao dizer que Saúde nunca indicou remédios contra a covid-19
- Globo fabrica uma falsa dicotomia entre Dória e Bolsonaro, dois picaretas neoliberais
- Pequisa XP/Ipespe: Despenca a aprovação de Bolsonaro
- Vídeo: O inferno do cachorro louco ainda nem começou, terá início na quarta-feira com a saída de Trump
Realmente, um cagão!
O decano deu o cano…
NÃO existe JUSTIÇA nesse país. Existem apenas ju$ti$$a, jogos de intere$$e$, politicagem, “acordo de cavalheiro$”, etc e tal.