Categorias
Cotidiano

Brasileiros já usam mais lenha do que gás

Na última sexta-feira a Petrobras aumentou o preço do gás em 7%, um acúmulo este ano até aqui de quase 50%, o que obrigou a maioria das famílias brasileiras a optarem pela lenha.

O gás de cozinha teve aumento de mais de 80% desde 2020 e levou a um retrocesso de saúde e segurança típico dos anos de 1970, alertam médicos. Mas não só eles, os bombeiros alertam que o acúmulo de fuligem nos fogões improvisados é um grande perigo, pois ela pode por algum motivo espalhar fogo pela casa, causando incêndio.

Não são poucos os relatos de pessoas que foram a óbito por conta de acidentes com fogões a lenha.

Custando mais de R$ 100,00, o botijão de gás compromete mais de 10% da renda de milhões de brasileiros, fazendo com que o fogão a lenha seja a única alternativa possível no improviso para cozinhar os alimentos.

O Brasil passa por uma crise sanitária, hídrica, econômica, escancarando o retrocesso, em muitos casos, o retorno ao primitivismo depois do golpe em Dilma e da prisão de Lula para que Temer e, principalmente, Bolsonaro produzissem essa tragédia no Brasil.

Caros Leitores, precisamos de um pouco mais de sua atenção

Nossos apoiadores estão sendo fundamentais para seguirmos nosso trabalho. Leitores, na medida de suas possibilidades, têm contribuído de forma decisiva para isso. Agradecemos aos que formam essa comunidade e convidamos todos que possam a fortalecer essa corrente progressista. Seu apoio é fundamental nesse momento crítico que o país atravessa para continuarmos nossa labuta diária para trazer informação de qualidade e independência.

Apoie o Antropofagista com qualquer valor acima de R$ 1,00

Caixa Econômica
Agência 0197
Operação 1288
Poupança: 772850953-6
Arlinda Celeste Alves da Silveira
CPF: 450. 139.937-68
PIX: 45013993768

Agradecemos imensamente a sua contribuição

Por Celeste Silveira

Produtora cultural

Comente