Categorias
Uncategorized

Bolsonaro entra em desespero e sugere abertura de CPI para investigar aumentos da Petrobras

A atitude de Bolsonaro é uma tentativa desesperada de se descolar dos aumentos nos preços da Petrobras.

O presidente da República Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira, 17, que vai propor uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar os aumentos sucessivos que a Petrobras tem imposto aos combustíveis. A declaração ocorreu após a Petrobras anunciar novo aumento valendo a partir do dia 18: 5,2% para a gasolina e 14,2% para o diesel.

A atitude de Bolsonaro é uma tentativa desesperada de se descolar dos aumentos nos preços da Petrobras. Atrás de Lula nas pesquisas eleitorais de 2022, Bolsonaro tem rejeição alta e ainda carrega o fardo do desemprego, carestia de preços, inflação.

O novo aumento da Petrobras, aprovado por todos os conselheiros que Bolsonaro nomeou para a empresa, é mais um golpe no bolso do brasileiro. O ultimo reajuste ocorreu há menos de 100 dias.

Para se descolar da impopularidade dos reajustes, Bolsonaro tem repetido falsamente que não tem poderes sobre a política de preços da Petrobras. A decisão de fazer paridade de preços internacionais foi tomada, politicamente, primeiro no governo Temer, após o golpe em Dilma Rousseff (PT), e é mantida pelo atual governo.

Em entrevista a uma rádio do Rio Grande do norte, Bolsonaro disse que conversou com o presidente da Câmara, Arthur Lira, “reunido com com líderes partidários, e nossa ideia é propor uma CPI para investigar a Petrobras, seus diretores e os membros do Conselho”, disse o extremista de direita.

Ele tratou o reajuste como “traição para com o povo brasileiro” e criticou o lucro exorbitante da Petrobras. “Ela lucra seis vezes mais que a média que as petrolíferas de todo mundo”. “Só no primeiro trimestre deste ano lucrou 44 bilhões de reais e você tem como reduzir essa parte de lucro porque está previsto nas leis estatais que ela tem que ter um fim social e ela não se preocupa com o social ,se preocupa com o lucro”, afirmou.

Lira, por sua vez, defendeu a renúncia do presidente da Petrobras, José Coelho.

*Com GGN

Agradecemos aos que formam essa comunidade e convidamos todos que possam a fortalecer essa corrente progressista. Seu apoio é fundamental nesse momento crítico que o país atravessa para continuarmos nossa labuta diária para trazer informação de qualidade e independência.

Apoie o Antropofagista com qualquer valor acima de R$ 1,00

Caixa Econômica Agência: 0197

Operação: 1288

Poupança: 772850953-6

PIX: 45013993768 – CPF

Agradecemos imensamente a sua contribuição

Por Celeste Silveira

Produtora cultural

Comente