26 de junho de 2022
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Muitas vezes, precisamos de um grau de consciência para avaliar certas questões para não cair em contradição.

Ora, quem usa a própria corporalidade como instrumento de marketing, é Bolsonaro. E como ele não saiu do picadeiro desde que assumiu a presidência, mantendo uma campanha para a reeleição a partir do primeiro dia de governo, só ele que, além do cargo que já o expõe na mídia, as falsas polêmicas que consegue com suas arengas fictícias, são uma forma de mantê-lo de maneira permanente em estado de campanha.

O fato é que, quando comparamos os números das pesquisas de Lula e de Bolsonaro, observamos, de maneira tranquila, que só quem fez campanha foi Bolsonaro, Lula ainda não deu o primeiro passo na campanha. E se alguém tem a crença de que as campanhas hoje são muito mais movidas pelo marketing a partir das redes, está redondamente enganado. Podemos pegar o mesmo exemplo entre Lula e Bolsonaro em 2018, e lembrar que não foi facada e, muito menos robôs, mas sim, Moro que fez uma negociata criminosa com ele, prendendo Lula que estava em 1º lugar e, com certeza, venceria a eleição.

Então, ao contrário do que a mídia em geral diz, não há estagnação nenhuma, ao contrário, Lula caminhou muito, pelo simples fato de ser ele que está guardado na memória do povo como o melhor presidente que o Brasil já teve. E não resta a menor dúvida de que, quando começar a campanha, no contato direto com o povo, as pessoas se surpreenderão com os números.

Pesquisa XP/Ipespe de hoje:

Nova pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (20) revela um quadro de extrema estabilidade na disputa presidencial, que não sofreu alterações desde o último estudo do instituto há 15 dias. Lula (PT) mantém os 47,8% dos votos válidos, seguido de Jair Bolsonaro (PL), com 34,7% no principal cenário estimulado.

Em votos totais, a pesquisa se mantém exatamente como há 15 dias com Lula com 44%, Bolsonaro com 32% e Ciro Gomes (PDT) com 8%. A única migração se deu na soma dos demais candidatos, que eram 6% e agora são 8%, e entre brancos, nulos e indecisos, que caiu 2 pontos, de 10% para 8%.

A pesquisa espontânea – em que não são revelados os nomes dos candidatos – também se mostra inalterada com Lula sendo citado pelos mesmos 39% e Bolsonaro pelos mesmos 29%. Indecisos são 16% – eram 18% – brancos e nulos são 9% – eram 8% – e os outros candidatos somam 7% – eram 6%.
Segundo turno

Lula vence todos os adversários em simulações de segundo turno: 53% a 34% contra Bolsonaro; 53% a 25% contra Ciro; e 54% a 20% contra Doria. Ciro vence Bolsonaro – 44% a 40% -, que só ganha a disputa contra o ex-governador tucano, por 40% a 38%.

Foram realizadas 1.000 entrevistas por telefone nos dias 16, 17 e 18 de maio. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais e o índice de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-08011/2022.

Confira a íntegra

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Celeste Silveira

Produtora cultural

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