O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa pelo Palácio do Planalto entre eleitores de Minas Gerais, com 40,2% das intenções de voto, ante 30,9% do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). A diferença de 9,3 pontos percentuais supera a margem de erro da pesquisa DataTempo, de 3,1 pontos.
Na estimativa de votos válidos, que exclui brancos, nulos, indecisos e quem não respondeu, Lula alcança 45,8%, enquanto Flávio Bolsonaro marca 35,2%. Nesse recorte, a distância entre os dois sobe para 10,6 pontos percentuais.
O levantamento indica crescimento de Lula em relação à rodada anterior do instituto. Na pesquisa anterior, o petista tinha 35,6% das preferências em Minas, e Flávio Bolsonaro, 31,2%.
Os dois candidatos concentram cerca de sete em cada dez intenções de voto no cenário estimulado de primeiro turno. Augusto Cury (Avante) aparece em terceiro lugar, com 5,8%, seguido pelo ex-governador mineiro Romeu Zema (Novo), com 4,3%, e pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), com 4%.
Pesquisa DataTempo divulgada em 30 de setembro
Zema cai em Minas e é lembrado por 1,1% no cenário espontâneo
Zema registrava 10,8% das intenções de voto na primeira rodada da DataTempo divulgada em março e caiu para 4,3% no levantamento atual. No cenário espontâneo, sem uma lista de candidaturas apresentada ao entrevistado, ele é citado por 1,1% dos eleitores mineiros.
Lula também lidera o cenário espontâneo, com 35,9% das menções. Para a analista sênior da DataTempo Mariela Rocha, a concentração de votos nos dois primeiros colocados reduz o espaço para candidatos alternativos.
“Uma hipótese é que, à medida que a eleição se aproxima, parte do eleitorado passe a considerar com mais peso quais candidaturas percebe como efetivamente competitivas”, afirmou Rocha. A pesquisadora acrescentou que o levantamento não investigou as razões da escolha dos eleitores.
A pesquisa também apontou que 68,6% dos mineiros consideram o voto para presidente uma decisão que não deve mudar. O instituto entrevistou 1.000 pessoas em domicílios entre 24 e 27 de setembro de 2026, com intervalo de confiança de 95%; o levantamento está registrado sob os números MG-01851/2026 e BR-04527/2026. DCM.
Queridos leitores
Nosso blog é um espaço dedicado a compartilhar conhecimento, ideias e histórias que inspiram. Para continuar criando conteúdo de qualidade e mantendo esse projeto vivo, contamos com o seu apoio! Se você gosta do que fazemos, considere contribuir com uma pequena doação. Cada gesto faz a diferença e nos ajuda a crescer. Pix: 65725972704 e Pix: 24981274823. Agradecemos seu apoio.
Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100070790366110
Siga-nos no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/G5ZN457hFHwFBCVZSvRgZ7?mode=gi_t
Siga-nos no X: https://x.com/Antropofagista1
Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/blogantropofagista?igsh=YzljYTk1ODg3Zg%3D%3

