STF julga agora a suspeição de Moro e a liberdade de Lula
Celeste Silveira 26 de junho de 2019 0 COMMENTS
Após negar por 4 a 1 o primeiro habeas corpus da defesa do ex-presidente, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal julga neste momento o segundo HC, que denuncia a suspeição de Sergio Moro como juiz do processo do triplex e pode resultar na liberdade de Lula.
Relator do primeiro habeas corpus solicitado pela defesa do ex-presidente Lula, ministro Edson Fachin votou contra a concessão de liberdade ao petista; outros quatro ministros ainda vão votar e outro pedido de habeas corpus será analisado.
Há pouco, a 2a Turma negou por 4 a 1 o primeiro habeas corpus de Lula, com voto favorável de Ricardo Lewandowski, e era relacionado a uma decisão monocrática do ministro Felix Fischer no STJ.
O primeiro ministro a se posicionar é Gilmar Mendes, que lê um voto de 40 páginas. Ele havia pedido vista do julgamento do recurso no ano passado, que foi suspenso na ocasião.
Já haviam votado contra a suspeição de Moro, no ano passado, a ministra Cármen Lúcia e o ministro Edson Fachin. Falta ainda nesta terça, após Gilmar, o voto de Celso de Mello.
Agora é aguardar o resultado se Lula será ou não libertado.
Celeste Silveira
Produtora cultural, parecerista de projetos culturais em âmbito nacional
RELATED ARTICLES
Matérias Recentes
- Dilma responde a Miriam Leitão: você e seus patrões foram cúmplices do golpe
- The Guardian: ‘Um massacre completo, um filme de terror’: o desastre de Covid no Brasil
- Janio de Freitas: Impeachment de Bolsonaro ganhou mais exposição agora do que em dois anos
- Coro de impeachment espeta a nuca de Bolsonaro
- Bolsonaro fez as Forças Armadas virarem chacota perante a opinião pública